“Tia” é mais fácil de dizer do que professora: reflexões sobre identidade docente

Autores

  • Claudemir Dantes Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Maria José dos Santos Provásio Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação infantil. Identidade profissional. Valorização profissional.

Resumo

O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em um Centro de Educação Infantil público de Dourados-MS que objetivou investigar a razão pela qual algumas professoras formadas e outras em processo de formação (estagiárias) se denominam como “tias” e não como “professoras” na realização das atividades com as crianças. A pesquisa se justifica, uma vez que discute a importância da valorização do profissional da Educação Infantil, a identidade profissional e a dificuldade que algumas docentes têm de se identificar como professora. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de abordagem qualitativa com a utilização do questionário como técnica de coleta de dados. Embora atuem como professoras, ficou evidente que algumas profissionais, principalmente dos berçários, se sentem mais como tias das crianças e as auxiliares, por não terem concluído o processo de formação, dizem ser mais fácil de pronunciar a palavra “tia” ao invés de “professora”, além do primeiro termo ser uma forma carinhosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Dantes Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre e doutorando em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Maria José dos Santos Provásio, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), especialista em Educação Especial: Atendimento as Necessidades Especiais pelo Instituto São Francisco de Assis e especialista em Docência na Educação Infantil pela universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Silva, C. D., & Provásio, M. J. dos S. (2017). “Tia” é mais fácil de dizer do que professora: reflexões sobre identidade docente. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 22–35. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5927

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica