Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização

Autores

  • Vera Mattos Machado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

PCN de Ciências. Orientações Didáticas. Problematização.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a orientação didática Problematização, apresentada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, dos anos finais do ensino fundamental, à luz de referenciais teóricos inerentes à Didática, à Didática das Ciências e à Antropologia Didática. Na análise foram utilizados os princípios do método fenomenológico, a partir de uma leitura hermenêutica do discurso presente no documento. Foram elencadas as unidades de significado presentes no texto dos PCN de Ciências, que posteriormente foram transformadas em discurso articulado. Conforme a análise realizada, percebeu-se que no contexto da Problematização existe a necessidade do professor construir (ou reconstruir) a proposta educativa, estabelecendo um modelo científico da realidade vivencial que se queira estudar junto com o aluno, de forma que este possa encontrar soluções para as situações-problema apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Mattos Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela UFMS, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CCBS/UFMS e Professora do Mestrado em Ensino de Ciências CCET/ UFMS.

Downloads

Publicado

2013-07-05

Como Citar

Machado, V. M. (2013). Análise das orientações didáticas dos PCN e de Ciências: enfoque sobre a problematização. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(1), 87–99. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2066

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo