A educação infantil (inicial) na normatização educacional do Brasil e do Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16611

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Infantil, Brasil, Uruguai

Resumo

Este estudo objetiva uma analise comparativa da normatização vigente sobre a Educação Infantil em dois países que fazem parte do Mercosul, o Brasil e o Uruguai, sendo ela denominada Educação Infantil no Brasil e Educação Inicial no Uruguai. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental que tem como corpus de análise os textos constitucionais, as leis ou regulamentos gerais da educação nacional e as leis específicas que tratam dessa Educação em ambos os países. Conclui-se que tal Educação nesses dois países vem apresentando ganhos em termos normativos a partir dos anos de 1980, pós-ditadura militar, garantindo-a como direito da criança, sendo ele obrigatório a criança de quatro e cinco anos no Brasil e de três a cinco anos no Uruguai.

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Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Jonata Cristina dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

UFGD Universidade Federal da Grande Dourados

Giovanna de Matos Moraes Carneiro, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Alves, A. V. V., Santos, J. C. dos, & Carneiro, G. de M. M. (2022). A educação infantil (inicial) na normatização educacional do Brasil e do Uruguai. Horizontes - Revista De Educação, 11(19), 63–79. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16611

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE