Políticas educacionais: a formação continuada dos professores na fronteira Brasil – Paraguai

THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS ON THE BRAZIL – PARAGUAY BORDER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16608

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Formação de Professores, Qualidade da Educação, Aprendizagem

Resumo

Objetivando analisar as propostas de formação Continuada de professores em consonância com os documentos oficiais, a partir das percepções e vivências de professores na região de fronteira Brasil-Paraguai. Assim, indagamos: a formação continuada dos professores em Brasil e Paraguai tem contribuído para o exercício das demandas pedagógicas existentes na contemporaneidade?
Buscamos, assim, um percurso metodológico de revisão bibliográfica, análise documental nos países do Brasil e Paraguai, fundamentalmente no Plano de Educação e nas leis de Educação, especificamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB (Brasil) e a Ley General del Educacion, do Paraguai. Adotamos para análise o referencial teórico de análise de conteúdo de Bardin (1977). A pesquisa de campo envolveu dois campos, sendo, o campo (1), o município de Ponta Porã(Brasil) e o campo (2), no município de Pedro Juan Caballero(Paraguai).O instrumento de coleta de dados, foi realizado através de questionário via googleforms. A pesquisa demonstrou que as percepções teóricas de Moacir Gadotti (2010) nos ajudam a entender que a formação continuada requer sentidos que envolvam saberes entre escola e sociedade que estão longe de se encaixar em uma concepção de educação empresarial adotada pelos países em questão impactando assim, numa educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Jaqueline Jociele Ledur, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados

Celia Ortegas de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados

Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Ledur, J. J., Oliveira, C. O. de, & Cavalcanti, A. C. D. (2022). Políticas educacionais: a formação continuada dos professores na fronteira Brasil – Paraguai: THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS ON THE BRAZIL – PARAGUAY BORDER. Horizontes - Revista De Educação, 11(19), 43–62. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16608

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE