Política de reserva de vagas para negros/ as na pós-graduação: apontamentos experienciais da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD

EXPERIENTIAL NOTES FROM THE FEDERAL UNIVERSITY OF GRANDE DOURADOS/UFGD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16600

Palavras-chave:

Comissão de Heteroidentificação, Negros/as, Reserva de Vagas.

Resumo

Este artigo objetiva reportar sobre a implantação da política de reserva de vagas para negros/as na pós-graduação stricto sensu, da UFGD, localizada no estado do Mato Grosso do Sul. A pesquisa é documental, por meio de consulta em portarias, resoluções e editais de programas de pós-graduação do ano de 2018, pois foi quando iniciou a implantação desta política na instituição. Os dados coletados apontam que a UFGD somente aderiu à política de ações afirmativas na pós-graduação após a publicação da Portaria MEC nº 13/2016, que induziu nacionalmente os programas de pós-graduação de instituições públicas a adotarem reserva de vagas para negros, indígenas e deficientes. Constatou-se que a norma da instituição apenas estabeleceu o público alvo e o percentual de reserva (20% das vagas). Não há uma uniformidade para atuação da comissão de heteroidentificação para as vagas preenchidas para os/as autodeclarados/as negros/as, o que pode gerar o uso indevido destas autodeclarações.

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Biografia do Autor

Aline Anjos da Rosa, Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Grande Dourados

Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Grande Dourados.
Doutoranda em Educação na UFGD.
Pesquisadora do GEPRAFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação,
Relações Étnico-Raciais e Formação de professores – Petronilha Beatriz Gonçalves e
Silva (GEPRAFE/PGS).
E-mail: alineanjosdarosa@gmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1056-6900

Ana Paula Moreira de Sousa, Docente da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul

Docente da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Doutoranda em Educação na UFGD. É membra pesquisadora dos Grupos de Estudos e
Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) da UFGD e do
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de
Professores - Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (GEPRAFE/PBGS), da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul e do Grupo de Rede Nacional de Pesquisa
UNIVERSITAS/BR, no eixo Acesso e Permanência na Educação Superior.
E-mail: profap.educa@gmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6807-7253

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
(UFMS). Docente do corpo docente da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
da Grande Dourados (UFGD) e da UFMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas
sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores - GEPRAFE.
E-mail: portelaeugenia@gmail.com
Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3182-171X

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Publicado

2002-12-12

Como Citar

Rosa, A. A. da, Sousa, A. P. M. de, & Marques, E. P. de S. (2002). Política de reserva de vagas para negros/ as na pós-graduação: apontamentos experienciais da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD: EXPERIENTIAL NOTES FROM THE FEDERAL UNIVERSITY OF GRANDE DOURADOS/UFGD. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 11(18), 103–118. https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16600

Edição

Seção

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SUL-SUL