Educação, gênero, sexualidade e diversidades: o papel educativo de instituições não escolares LGBTQIA+

THE EDUCATIONAL ROLE OF LGBTQIA+ NON-SCHOOL INSTITUTIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16597

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Sexualidades, Organizações não governamentais

Resumo

Este texto elucida uma discussão sobre gênero, sexualidade e diversidades na perspectiva da educação não formal, protagonizada por instituições não escolares, como as de representações LGBTQI+. Por meio da pesquisa bibliográfica, pautada nos estudos de gênero, principalmente, discutimos gênero como um conceito surgido nos espaços dos movimentos feministas, com o objetivo de diferenciar o jeito de ser de homens e mulheres, por isso, ampliar as discussões sobre o tema implica um processo educativo que não se encerra na escola, mas que envolva outras instituições que defendem os interesses das diversas categorias. Além das escolas, muitas Organizações Não Governamentais – ONG têm se ocupado de discutir a inclusão de LGBTQIA+ e educar pela via da educação não formal, apostando que tanto a escola como os demais espaços de convivências primem pelo respeito e valorização da diversidade, de gênero e sexual.

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Publicado

2002-12-12

Como Citar

Peixoto, R., Matos, J. D. de, & Branquinho Pereira, T. C. (2002). Educação, gênero, sexualidade e diversidades: o papel educativo de instituições não escolares LGBTQIA+: THE EDUCATIONAL ROLE OF LGBTQIA+ NON-SCHOOL INSTITUTIONS. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 11(18), 43–62. https://doi.org/10.30612/hre.v11i18.16597

Edição

Seção

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SUL-SUL