A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a epistemologia de Paul Karl Feyerabend no ensino de ciências: questões terminológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10450

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Feyerabend. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular promulgada em 2018 traz como função reorganizar os currículos municipais, estaduais e privados, e mudanças para o ensino das disciplinas. Para a compreensão desta, remete-se um olhar para os seus fundamentos, suas finalidades e objetivos, e, no que tange principalmente o referido estudo, as disciplinas que compõe as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Biologia, Física e Química. Para tanto, o presente estudo visou realizar uma análise entre as terminologias apresentadas nas competências e habilidades na área das Ciências Naturais e Tecnologias para o Ensino Médio, a luz das teorias de Feyerabend acerca destas. Como resultado, percebe-se a presença dos verbos atitudinais, procedimentais e conceituais como elementos visíveis nas teorias propostas pela BNCC, bem como uma metodologia pluralista, com liberdade de pensamento, criticidade e autonomia, sendo compatíveis com as teorias de Feyerabend.

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Biografia do Autor

Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Ensino de Ciências e Matemática.

Docente em Mátemática e Física, Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência e Educação Matemática. 

Mariane Grando Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Ensino de Ciências e Matemática

Pedagoga, Mestranda no Programa de Pós Gradução em Educação em Ciência e Educação Matemática

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Ensino de Ciências e Matemática,

Doutora em Educação

Docente da Área de Física-CCET/UNIOESTE  

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática PPGECEM/CCET/UNIOESTE, Cascavel, PR.

  

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Benassi, C. B. P., Ferreira, M. G., & Strieder, D. M. (2020). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a epistemologia de Paul Karl Feyerabend no ensino de ciências: questões terminológicas. Horizontes - Revista De Educação, 8(15), 20–38. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10450

Edição

Seção

A BNCC e o Ensino de Ciências no Brasil: fundamentos, práticas e desafios