Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10289

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias na Educação. Produção de Mídias.

Resumo

As rápidas mudanças ocorridas em nosso cotidiano provocam choques culturais que têm pressionado o professor ”Imigrante Digital” a se adaptar às novas tecnologias para ensinar alunos “Nativos Digitais” a ensinarem de um modo diferente do qual aprenderam. Percebeu-se que o uso de ferramentas pedagógicas digitais pode aproximar o professor do mundo multitarefas tão peculiar aos alunos de hoje. Pretende-se aqui, provocar uma reflexão sobre a eminente necessidade de reduzir a distância entre escola e o cotidiano do aluno através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Este artigo tem como propósito apresentar o relato de experiência vivido por discentes do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Ponta Grossa, Paraná no que se refere ao uso da produção de vídeos e animações como ferramenta pedagógica para abordar o tema “Distúrbios Alimentares”.

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Biografia do Autor

Anderson Pedro Laurindo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela ABRASCE (2011) e Filosofia e Sociologia para Educadores pelo ITDE (2013). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional de Arapoti ? FATI (2009); Licenciatura em Filosofia pela UNAR - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2013). Foi professor de Sociologia, Filosofia, e Língua Espanhola na Associação de Ensino Colégio Positivo Arapoti, POSITIVO. Atuou também como professor de Língua Espanhola - Wizard de Arapoti, professor de Filosofia, Sociologia e Língua Espanhola da Associação de Ensino Colégio Colônia Holandesa e professor de Sociologia, Filosofia e Língua Espanhola - Colégio Objetivo de Jaguariaíva. Trabalhou como professor nos cursos de Administração, Direito e Pedagogia das Faculdades FATI e FAJAR, lecionando Comunicação Aplicada à Administração, Lógica Jurídica e Sociologia I e II. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Filosofia e Língua Espanhola, com ênfase nas três áreas. Trabalhou como Diretor Geral do Colégio Integração na cidade de Tibagi. Na Faculdades Ponta Grossa, trabalhou como Assessor Pedagógico, sendo responsável pela parte pedagógica da IES bem como de dois Colégios que pertencem à Streski Complexo Educacional - Colégio Ponta Grossa e Colégio Integração - também lecionou no curso de Tecnologia em Radiologia (Comunicação e Técnicas de Oratória). Dentro das Faculdades Ponta Grossa já trabalhou como Coordenador Geral de Gestão Acadêmica e pertenceu ao NDE do curso de Pedagogia, fez parte do grupo que compõe a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Instituição, Comissão Central de Vestibular (CCV), Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), dentre outras funções. Morou fora do país alguns anos, o que fez com que aperfeiçoasse seus conhecimentos na língua espanhola. Experiência com Projetos de Abertura de Colégios, Renovação, Credenciamento e Autorização. Elaborou o pedido de Reconhecimento dos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, no Colégio integração, bem como o pedido de Autorização e Reconhecimento do Ensino Médio e Curso Técnico em Enfermagem; deixou em andamento o projeto de pedido de Autorização dos Cursos Técnicos em Administração e Agronegócio para o Colégio. Elaborou o pedido de Credenciamento do Colégio Ponta Grossa; Autorização e Reconhecimento dos cursos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Ponta Grossa, deixou em andamento o pedido de autorização para os Cursos Técnicos em Design de Interiores, Agronegócio e Eletrotécnica. Está elaborando o pedido de autorização para ofertar nos colégios integração em Tibagi e Colégio Ponta Grossa. Experiência com visitas institucionais, de Autorização, Reconhecimento e Credenciamento de cursos pelo MEC. Pesquisas e Dissertação com ênfase em Interdisciplinaridade, podendo oferecer formação e capacitação na área. Pertence ao Grupo de Pesquisa INTERART. Membro do Corpo Editorial da "Texto e Contexto Editora". Atuou como Coordenador do Ensino Fundamental II e Professor no Ensino Médio, no Colégio Integração em Ponta Grossa e Professor Tutor no curso de Licenciatura em Pedagogia na UEPG. Atualmente é Assessor Pedagógico do Grupo Expoente; assessora professores e gestores nos estados da Bahia, Alagoas, Amazonas, Goias, Pará, Tocantins e algumas cidades do Paraná.

Priscila Sirigate Aplewicz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Especialização em Gestão Ambiental (2003) e também em Neuropedagogia na Educação (2015). Atualmente é professora titular de Ciências anos finais Educação Básica - Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR Ponta Grossa. Tem experiência nas áreas de Ciências Biológicas, Ensino de Ciências e Gestão Ambiental, com ênfase em Auditoria Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências, Biologia, Legislação Ambiental, ISO 14001(2015) e Auditoria Ambiental (formação de auditores internos).

Josie Ágatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Tese - Arte e ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no século XVII. Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP de Bauru. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Educação Pública - UEM e Especialização em Docência no Ensino Superior. Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Artes Visuais. Atuação Profissional: docente do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Atua em disciplinas ligadas a formação pedagógica para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG). Professora Visitante do Programa stricto sensu de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM - UEM. Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência). Coordena o Projeto Leitura e análise interdisciplinar da imagem: contribuições para o ensino de ciência com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) ? Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa A. Coordena o Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG. Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsídios interdisciplinares às licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECEM - PCM) e Doutorado (PCM); Iniciação Científica (PIBIC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Líder do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq), do qual participam professores de diferentes áreas de conhecimento.

Eloisa Aparecida Silva Ávila de Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2009). Estágio doutoral na Université de Technologie de Compiègne França - Centre d'Innovation Tecnologique (2008). Mestre em Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná- PPGTE- (2002). Graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1984).Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia ? PPGECT - Mestrado e Doutorado, professora pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção PPGEP. Atua nos cursos de Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica e Bacharelado em Ciência de Computação. Membro do Conselho da Pró-Reitoria de Assuntos Empresariais e Comunitárias ? COEMP - UTFPR (2014 a 2016).Assistente Editorial do International Journal of Organization and Innovation (2012 até o presente). Ministrou palestras no curso de Mestrado na Universidade de Lyon (2013) e é autora de livro sobre Inovação Tecnológica e Educação.Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2016 - atual).

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Laurindo, A. P., Aplewicz, P. S., Silva, J. Ágatha P. da, & Matos, E. A. S. Ávila de. (2020). Relato de experiência do uso das TDICs para produção de mídias no ensino fundamental. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 8(15), 363–379. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10289

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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