Expansão da educação superior a distância: a questão da institucionalização

Autores

  • Rosineide da Silva UFGD
  • Tânia Jucilene Vieira Vilela UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10203

Palavras-chave:

Ensino Superior, Institucionalização, Educação a Distância.

Resumo

O artigo em questão trata da educação superior brasileira e sua expansão na modalidade a distância. A partir da aprovação da LDB - Lei 9.394/1996, precisamente em seu artigo 80 que trata da educação a distância, muito tem sido o crescimento desta modalidade no Brasil.  Dessa forma, os cursos a distância em instituições públicas são ofertados por meio de Convênio entre a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os Estados, Municípios e as Universidades, após o credenciamento dessa junta ao Ministério da Educação (MEC). Para o embasamento teórico será utilizado estudiosos como: DOURADO (2011); MERCADO (2011); PRETI (2009), que vão trazer pontos relevantes para nosso estudo e discussões acerca da educação brasileira, a modalidade a distância e a institucionalização e, as políticas públicas no ensino superior. No entanto, essa expansão de relevância acelerada em instituições públicas e privadas, tem levado a discussão no interior das universidades, especialmente as públicas, a pensar a questão da institucionalização desse ensino. Assim, o trabalho vem trazer reflexões bibliográficas sobre o que está sendo abordado na atualidade.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Silva, R. da, & Vilela, T. J. V. (2019). Expansão da educação superior a distância: a questão da institucionalização. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(14), 80–90. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10203

Edição

Seção

Institucionalização da EaD na instituição pública de ensino superior: políticas, planejamentos e tecnologias