Possibilidades contributivas do ensino desenvolvimental para a problemática da falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10113

Palavras-chave:

Falta de atenção. Educação Física. Ensino desenvolvimental. Escola.

Resumo

Este artigo busca analisar as causas da desatenção dos alunos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental de uma escola pública do município de Goiânia-GO e propor algumas possibilidades através do ensino desenvolvimental. O processo metodológico deste trabalho embasou-se na teoria histórico cultural de caráter materialista dialético e na teoria do ensino desenvolvimental. A pesquisa teve como sujeitos uma professora e 19 alunos do ensino fundamental. Conclui-se com base na teoria do ensino desenvolvimental, que a causa da desatenção dos alunos pode estar associada com o fato das aulas de Educação Física não serem pensadas a partir da motivação destas crianças, e também, pelo fato dos ambientes das aulas (quadras e pátios) serem compreendidos por eles como um espaço de brincadeira e diversão, não de aprendizado.

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Biografia do Autor

Silas Alberto Garcia, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduando Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus ESEFFEGO, Goiânia-Goiás.

Made Júnior Miranda, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-Doc junto ao Programa de Pós graduação em Educação, da FFCLRP/USP.

Docente da UEG-ESEFFEGO e da  PPGE-PUC-GO

Katianny Santana Lúcio da Costa, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduanda de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus ESEFFEGO, Goiânia-Goiás

Rodrigo Pereira de Sousa, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduando Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus ESEFFEGO, Goiânia-Goiás

Samuel Gomes de Souza, Universidade de São Paulo (USP)

 É professor de Educação Física, graduado no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO).

 Discente de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP)

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Garcia, S. A., Miranda, M. J., Costa, K. S. L. da, Sousa, R. P. de, & Souza, S. G. de. (2020). Possibilidades contributivas do ensino desenvolvimental para a problemática da falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 8(15), 194–208. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10113

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo