Possibilidades contributivas do ensino desenvolvimental para a problemática da falta de atenção dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10113Palavras-chave:
Falta de atenção. Educação Física. Ensino desenvolvimental. Escola.Resumo
Este artigo busca analisar as causas da desatenção dos alunos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental de uma escola pública do município de Goiânia-GO e propor algumas possibilidades através do ensino desenvolvimental. O processo metodológico deste trabalho embasou-se na teoria histórico cultural de caráter materialista dialético e na teoria do ensino desenvolvimental. A pesquisa teve como sujeitos uma professora e 19 alunos do ensino fundamental. Conclui-se com base na teoria do ensino desenvolvimental, que a causa da desatenção dos alunos pode estar associada com o fato das aulas de Educação Física não serem pensadas a partir da motivação destas crianças, e também, pelo fato dos ambientes das aulas (quadras e pátios) serem compreendidos por eles como um espaço de brincadeira e diversão, não de aprendizado.Downloads
Referências
DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.
DAVIDOV, Vasily Vasilyevich. Análise dos princípios didáticos da escola tradicional e dos possíveis princípios do ensino em um futuro próximo. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Ensino Desenvolvimental: Antologia livro 1. Uberlândia: Edufu, 2017. Cap. 11. p. 211- 222. (Ensino Desenvolvimental). Tradução de Ademir Damazio et al.
FALA DA PROFESSORA. Entrevista I. [set. 2018]. Entrevistadores: Made Júnior Miranda; Katianny Santana Lúcio da Costa; Rodrigo Pereira de Sousa; Samuel Gomes de Souza; Silas Alberto Garcia. Goiânia, 2018. 1 arquivo mp3. (15 min.).
KNÜPPE, Luciane. Motivação e desmotivação: desafi o para as professoras do Ensino Fundamental. Educar, Curitiba, n. 27, p.277-290, 2006.
LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Antologia livro 1. Uberlândia: EDUFU, 4 v, 2017. (Ensino Desenvolvimental). Tradução de Ademir Damazio et al.
LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (Org.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017.
MIRANDA, Made Júnior. As tarefas escolares e o ensino desenvolvimental. Revista HISTEDBR On-line, v. 16, n. 68, p. 249-260, 2016.
MIRANDA, Made Júnior. O ensino desenvolvimental e a aprendizagem do voleibol. 2013. 248 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013
MIRANDA, Made Júnior; BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. Aproximações entre a Educação Física e a metodologia do ensino desenvolvimental de Davydov. Revista da Faculdade de Educação, n.17, p. 97-114, 2012.
PROFESSORA VOLUNTÁRIA. Observação I e II. [set. 2018]. Observadores: Made Júnior Miranda; Katianny Santana Lúcio da Costa; Rodrigo Pereira de Sousa; Samuel Gomes de Souza; Silas Alberto Garcia. Goiânia, 2018. 2 arquivos mp3. (60 min.).
REMONTE, J. G. A educação física tradicional sofre, mas ainda vive. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 36, n. 1, p. 143-149, 2014.
TALIZINA, N. F. Vias para a formação da motivação escolar. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Ensino Desenvolvimental: Antologia livro 1. Uberlândia: Edufu, 2017. Cap. 12. p. 225- 235. (Ensino Desenvolvimental). Tradução de Ademir Damazio et al.
TANAKA, Priscila Junko. Atenção: reflexão sobre tipologias, desenvolvimento e seus estados patológicos sob o olhar psicopedagógico. Constr. Psicopedag, São Paulo, v.16 n.13, p.62-76, 2008.
VIGOTSKI, L. S. O problema do ambiente na Pedologia. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Ensino Desenvolvimental: Antologia livro 1. Uberlândia: Edufu, 2017. Cap. 1. p. 15-38. (Ensino Desenvolvimental). Tradução de Ademir Damazio et al.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ZANKOV, L. V. Ensino e desenvolvimento. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Ensino Desenvolvimental: Antologia livro 1. Uberlândia: Edufu, 2017. Cap.8. p. 173- 179. (Ensino Desenvolvimental). Tradução de Ademir Damazio et al.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).