Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10057

Palavras-chave:

Escola. Aprendizagem. Autoria

Resumo

Possibilitar uma educação básica de qualidade nas escolas é o grande desafio da sociedade brasileira. Não é mais passível metodologias unívocas que se traduzem somente na centralidade no/do docente e no instrucionismo; urge apresentar aos estudantes um leque mais amplo, com diversidade metodológica e avaliativa que, aliada aos avanços tecnológicos, propicie aprendizado significativo a sua vida pessoal e profissional. Nesse sentido, as relações interdisciplinares são instrumentos com aplicabilidade no cotidiano escolar, corroborando a ideia de que é preciso aproximar os conteúdos à realidade do jovem. Outrossim, neste trabalho, a matemática, a geografia e a educação física são pontos nodais de um planejamento que se volta para, pelo e com o estudante do Ensino Médio, que desenvolve sua aprendizagem realizando pesquisa com viés autoral, utilizando os conhecimentos para compreender uma realidade holística à qual está inserido e sendo capaz de transformá-la positivamente.

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Biografia do Autor

Eduardo Francisco de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor da rede pública estadual de educação de MS desde 2008; Mestrando em Matemática pela UFMS.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Santos, R. F., & Oliveira, E. F. de. (2020). Relações entre a matemática, a geografia e a educação física: proposta de uma educação inclusiva e integradora. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–24. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10057

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo