O que apreendemos sobre o período colonial na internet? Um estudo das narrativas históricas sobre o Brasil Colônia disponíveis na "World Wide Web"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.9642

Palabras clave:

Brasil Colônia. Internet. Narrativas históricas. História do Brasil.

Resumen

De acordo com dados recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano de 2016, pelo menos uma pessoa em 64,7% dos lares brasileiros esteve conectada à internet. Como um meio de propagação de ideias, a "World Wide Web" proporciona uma panóplia de informações sobre os mais variados temas, incluindo aqueles relacionados à história. Diante das transformações suscitadas pelas diversas características intrínsecas à internet, é relevante verificar as conexões entre as narrativas históricas e a mídia em questão, ou seja, as mutações provocadas no campo da história. Para tanto privilegiou-se as narrativas sobre o período denominado Brasil Colônia. A pesquisa analisa tanto a qualidade quanto as narrativas históricas de cinco websites sobre a temática, concluindo que existe uma grande defasagem em relação a produção historiográfica atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em História pela Universidade Federal do Paraná e doutorado (2010) em História pela Universidade do Minho, Portugal. Realizou estágio pós-doutoral (2014) na Universidade de Lisboa, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-Portugal). Atualmente é docente do Departamento de História da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e Portugal (séculos XVII e XVIII), principalmente das instituições, sociabilidades, práticas religiosas e da indumentária na América portuguesa.

Catarina Sombrio, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduanda no curso de História da Universidade Regional de Blumenau.

Citas

ALMEIDA, Fábio Chang de. O historiador e as fontes digitais: uma visão acerca da internet como fonte primária para pesquisas históricas. AEDOS, Porto Alegre, v. 3, n. 8, p. 9-30, jan. 2011.

CAMPOS, Luís de; SANCHES, Carlos. Dicionário breve da internet e redes. Editorial Presença: Lisboa, 1999.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. História Pública e redes sociais na internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Revista Transversos. Dossiê: História Pública: escritas contemporâneas de História. Rio de Janeiro, Vol. 07, no. 07, pp. 35-53, Ano 03. set. 2016.

FALCON, Francisco. História e poder. In: VAINFAS, Ronaldo; CARDOSO, Ciro Flamarion. Domínios da História. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: CApus, 1997. p. 61-90.

FURTADO, Júnia Ferreira. Novas tendências da historiografia sobre Minas Gerais colonial. In: História da Historiografia. No.2., 2009. p.116-162. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/rhh/index.php/revista/article/viewFile/11/11 Acesso em: 31 mar. 2018.

KAPOUN, Jim,. Teaching undergrads WEB evaluation: A guide for library instruction. C&RL News, Jul./Ago, 1998. p. 522-523. Disponível em: http://ux.brookdalecc.edu/library/5criteria.pdf. Acesso em: 13 de jul. 2018.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, André Pereira Leme. Virada digital? Pesquisa histórica no ciberespaço. Revista Tempo e Argumento. v. 10, n. 24, 2018. p. 136-169.

NOIRET, Serge. História pública digital. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 28-51, maio 2015.

OLIVEIRA, Nucia Alexandra Silva de. História e Internet: conexões possíveis. Revista Tempo e Argumento, [s.l.], v. 06, n. 12, p.23-53, 30 ago. 2014.

PIMENTA, João Paulo; ATTI, César; CASTRO, Sheila; DIMAMBRO, Nadies da; LANNA, Beatriz; PUPO, Marina; VIEIRA, Luis. A Independência e uma cultura de história no Brasil. Almanack, n. 8, nov. 2014. Disponível em: http://www.almanack.unifesp.br/index.php/almanack/article/view/1240. Acesso em: 15 abr. 2015.

RÜSEN, Jörn. História viva: teoria da história III, formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2010.

RÜSEN, Jörn. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizegem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011. p. 51-77.

SCHWARTZ, Stuart B. A historiografia dos primeiros tempos do Brasil moderno. Tendências e desafios das duas últimas décadas. História: questões & debates. n. 50, jan./jun. 2009, p. 175-216. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/15675/10416. Acesso em: 22 de fev. 2019.

VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil colonial (1500-1808).: Objetiva: Rio de Janeiro, 2000.

Publicado

11/12/2019

Cómo citar

Moraes, J. de M., & Sombrio, C. (2019). O que apreendemos sobre o período colonial na internet? Um estudo das narrativas históricas sobre o Brasil Colônia disponíveis na "World Wide Web". Revista Eletrônica História Em Reflexão, 13(26), 93–109. https://doi.org/10.30612/rehr.v13i26.9642