Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR) é uma publicação A2 (Avaliação Quadrienal 2017-2020) do discentes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH-UFGD).

A REHR recebe contribuições em fluxo contínuo e tem como objetivo divulgar trabalhos acadêmicos desenvolvidos na área da História que possibilitem refletir sobre o fazer histórico, bem como em suas relações com a Literatura, a Sociologia, a Antropologia, a Geografia, a Linguística, Educação, entre outros, de forma a propiciar melhor compreensão nos estudos da História e promover a interdisciplinaridade. Ademais, não privilegia uma especificidade temática, na medida em que prevê a divulgação de trabalhos originais.

A Revista Eletrônica História em Reflexão, destina-se tanto a estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse nos trabalhos publicados, assim como professores de graduação e pós-graduação. Aceita trabalhos em português, inglês e espanhol sob a forma de artigos, entrevistas, resenhas de livros, comentários sobre fontes inéditas, resumos expandidos de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, textos livres produção iconográfica e audiovisual e notas breves.

Com o envio da proposta de publicação, o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente de acordo com a transferência de direitos autorais à revista e atestando o ineditismo do texto. Os artigos de autores vinculados a outras instituições (externos a UFGD) serão priorizados.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos, depois da avaliação preliminar em que se analisa a adequação ao foco e escopo da revista e o atendimento das diretrizes para autores por parte da Equipe Editorial, serão submetidos a pelo menos dois pareceristas, que receberão os textos sem a identificação de autoria. Caso haja divergência entre os pareceristas em relação ao aceite, o trabalho será enviado para o outro parecer.
 
A publicação do trabalho pode estar condicionada a adequações solicitadas pelo Conselho Editorial e/ou pareceristas. A decisão final sobre a aceitação do trabalho e o atendimento das adequações solicitadas (quando for o caso) será tomada pela Equipe Editorial da REHR.
 
Todos os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, o envio desses trabalhos implica na concessão dos direitos autorais relativos a esta publicação.

Os autores receberão informes do andamento dos trabalhos do Conselho Editorial e os nomes dos pareceristas sempre permanecerão em sigilo, exceto por iniciativa dos mesmos.

O Conselho Editorial reserva-se ao direito de decidir sobre a oportunidade de publicações. 

Periodicidade

A Revista Eletrônica História em Reflexão tem periodicidade semestral. Todavia, recebe artigos, entrevistas, notas prévias, resenhas, resumos de dissertações e teses e fontes inéditas em fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

A Revista Eletronica História em Reflexão é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxa para processamento de artigos (APCs - Article Processing Charges).

Não são realizadas cobranças de qualquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos.

Estrato Qualis-CAPES (2013-2016)

ISSN

Área de Avaliação

Classificação

1981-2434

ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA

B4

1981-2434

CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

B4

1981-2434

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

B4

1981-2434

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA

B3

1981-2434

DIREITO

B3

1981-2434

EDUCAÇÃO

C

1981-2434

HISTÓRIA

B3

1981-2434

INTERDISCIPLINAR

B3

1981-2434

LINGUÍSTICA E LITERATURA

C

1981-2434

SOCIOLOGIA

B2

Histórico do periódico

Fundada em 2007 a Revista História em Reflexão sempre teve como seu principal objetivo ser uma ferramenta de democratização do espaço acadêmico, propiciando estudantes a submeterem seus trabalhos no intuito de divulgá-los ao público.

Ao longo desses anos, mantemos o objetivo dos idealizadores, permitir acesso ao conhecimento e ao surgimento de novas questões para o campo da História e das ciências.