Três formas de amar: a construção da imagem de Neymar Jr no mercado brasileiro de revistas

Autores/as

  • Luís Henrique Mendonça Ferraz Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • José Carlos Marques Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8663

Palabras clave:

Neymar Jr. Jornalismo de revista. Idolatria.

Resumen

Este artigo tem como finalidade analisar a construção discursiva realizada pela imprensa brasileira a respeito de Neymar Jr., futebolista que iniciou sua carreira no Santos FC e que atualmente defende o Paris Saint-Germain e a Seleção Brasileira. Nosso objetivo é abordar, por meio da Análise do Discurso de linha francesa, como o mercado brasileiro de revistas construiu a imagem do atleta nas publicações de 2010 a 2012, período de consolidação da carreira como craque bem-sucedido no Brasil. Nestes anos, Neymar Jr. esteve presente em pelo menos 22 capas de revistas brasileiras, de diferentes gêneros e temáticas, a partir de uma construção discursiva sistêmica, eufórica e convergente. Com sua ida para o exterior em 2013, o processo de exposição nas capas de revistas brasileiras reduziu-se, ao mesmo tempo em que o atleta ganhou nova dimensão no mercado global futebolístico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luís Henrique Mendonça Ferraz, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC-Unesp/Bauru). E-mail: luishferraz@yahoo.com.br

 

Telefone para contato: (18) 99612-5898

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.. É Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru). E-mail: zeca.marques@faac.unesp.br

Citas

BENVENISTE, Émile. Da subjetividade na linguagem. Problemas de Lingüística Geral. São Paulo, Editora Nacional/Edusp, 1976.

BRAIT, Beth. Leituras, significações, efeitos de sentido. Revista Líbero, São Paulo: Editora Facasper, Ano VI, v. 6, n. 11, 2003.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

DUCROT, Oswald. O dizer do dito. Campinas, Pontes, 1987.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 6ª ed., São Paulo, Loyola, 1996.

GREGOLIN, Maria do Rosário e BARONAS, Roberto (org.). Análise do discurso: as materialidades do discurso. São Carlos, Claraluz, 2001.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Revista Alfa. São Paulo, n. 39, p.13-21. 1995.

GUEDES, Simoni Lahud. O salvador da pátria: considerações em torno da imagem do jogador Romário na Copa do Mundo de 1994. Revista do núcleo de Sociologia do Futebol, Rio de janeiro, n.1, p. 23-41,1995.

HELAL, Ronaldo. A construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro. Revista Alceu, Rio de Janeiro. v. 4, n.7, p. 19-36, 2003.

INDURSKI, Freda e FERREIRA, Maria Cristina Leandro (org.). Os múltiplos territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 1999.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 2001.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. Revista Líbero. Ano VI, v. 6, n. 11, p. 4-15, 2004.

MAINGUENEAU, Dominique. Pragmática para o discurso literário. São Paulo, Martins Fontes, 1996.

MARQUES, José Carlos. O mito construído, destruído e reconstituído: o caso cíclico de Ronaldo fenômeno. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Inter-disciplinares da Comunicação, 28., Rio de Janeiro: 2005. [Anais...] São Paulo: IN-TERCOM, 2005., p. 1- 16. Disponível em:

http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/135006680439390808573109457076667683757.pdf

MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro; José Olym-pio, 1989.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa, Portugal: Relógio D´Água/Grande Plano, 1997.

ORLANDI, Eni. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 2ª ed., Campinas, Editora da Unicamp, 1997.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso, (1969), in GADET, F. & HAK, T. Por uma análise automática do discurso. Campinas: Unicamp, 1990.

PINTO, Milton José. Comunicação e discurso: introdução à análise do discurso. São Paulo: Hacker Editores, 1999.

RINGOOT, Roselyne. “Por que e como analisar o discurso no contexto dos estudos sobre Jornalismo?”. In: Comunicação e Espaço Público., Brasília: Editora UNB Ano 9, n. 1 e 2, 2006.

RODRIGUES, Adriano Duarte. Delimitação, natureza e funções do discurso midiáti-co. In: Maurice Mouillaud (org.). O jornal: da forma ao sentido., Brasília: Editora UNB, v.2, n.2, p. 217-234, 2002.

RÜDIGER, Francisco (org.). Roberto Carlos, Xuxa e os barões da mídia: estudos sobre a fama, sucesso e celebridade no Brasil. Porto Alegre: Gattopardo, 2008.

SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

SIMÕES, Paula Guimarães. A mídia e a construção das celebridades: uma aborda-gem praxiológica. Revista Logos. v.16, n. 2, p. 67-79, 2010.

Publicado

20/12/2018

Cómo citar

Ferraz, L. H. M., & Marques, J. C. (2018). Três formas de amar: a construção da imagem de Neymar Jr no mercado brasileiro de revistas. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 12(24), 38–65. https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8663