Reflexões sobre o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Amanda Souza Ribeiro
  • Cristina Satiê de Oliveira Pátaro
  • Frank Antonio Mezzomo

Palavras-chave:

Ensino de História. Fontes. Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar discussões a respeito do ensino de História nos anos iniciais, com base na reflexão acerca de uma prática pedagógica tematizando a história do município de Campo Mourão, desenvolvida junto a crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. No presente texto, busca-se questionar algumas práticas “tradicionais” do ensino de História, analisando as contribuições que a Nova História trouxe para o ensino da disciplina. A prática pedagógica realizada junto aos alunos evidencia a importância da utilização de diversas fontes históricas no ensino, possibilitando a compreensão das mudanças e permanências ao longo do tempo, bem como da importância do sujeito e das ações cotidianas na construção da História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Ribeiro, A. S., Pátaro, C. S. de O., & Mezzomo, F. A. (2016). Reflexões sobre o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 9(18). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/4985