Vigilância e repressão do DOPS-PE contra as associações de moradores do bairro de Casa Amarela e adjacências (1955-1964)

Autores

  • Geane Bezerra Cavalcanti

Palavras-chave:

DOPS-PE. Associações de Moradores. Ditadura Militar.

Resumo

Este artigo tem por finalidade revelar os estudos sobre as intervenções do DOPS-PE sobre as associações de moradores do bairro de Casa Amarela e comunidades circunvizinhas. Justifica-se pela força, resistência e importância, que estas organizações tiveram para a história recente da cidade do Recife. Tomamos como aporte teórico Montenegro (2010), Maria da Glória Gonh (2004) e Ilse Scherer-Warren (1996). Como metodologia utilizou-se jornais de grande circulação em Pernambuco, bem como os apreendidos pelo DOPS-PE, além das informações referentes às associações de moradores de Casa Amarela, os inquéritos contra moradores, os documentos administrativos e os relatórios da polícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Cavalcanti, G. B. (2012). Vigilância e repressão do DOPS-PE contra as associações de moradores do bairro de Casa Amarela e adjacências (1955-1964). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 6(12). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/2126