Ensino de chumbo: memórias, temores e silêncios na FAFIG (1970-1973)
Palavras-chave:
Ditadura Militar. Memória. História oral.Resumo
Este artigo aborda aspectos históricos da formação da primeira turma de licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (FAFIG). Para a pesquisa foi delimitado o período de 1970 a 1973, compreendido nos chamados "Anos de Chumbo" da Ditadura Militar no Brasil sob o comando do general-presidente Emílio Médici. O trabalho se orienta por abordagens teóricas da história política e se vale da metodologia de investigação denominada História Oral, tentando assim reconstruir a memória dos entrevistados. Foram realizadas três entrevistas, duas delas com professores e uma com um ex-aluno, indivíduos que vivenciaram a conjuntura em tela. Evidenciou-se, por indícios, que a cidade de Guarapuava (PR) não ficou fora do olhar dos militares, ou seja, mesmo sendo uma cidade interiorana e de pequeno porte, Guarapuava sentiu a reverberação da repressão que se verificava nos grandes centros urbanos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Ernando Brito Gonçalves Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
