Entre o “Congresso Feminista” e a “perversidade”: os debates sobre gênero nas páginas da composição teatral Sonho de Ópio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12152

Palavras-chave:

Gênero. Rio de Janeiro. Teatro de Revistas. Companhia de Teatro São José.

Resumo

A partir da composição Sonho de Ópio, encenada pela Companhia Teatral São José, este trabalho se propõe a refletir sobre as imbricadas relações entre participação política feminina e o universo cultural carioca na Primeira República. Para tanto, o conceito de gênero se faz relevante, na tentativa de ressignificar a atuação e experiências femininas, revelando protagonismo social tanto na esfera pública, como em aspectos privados. Intentaremos perceber como as personagens femininas “Suffragista” e “Perversidade” nos fornecem indícios para compreender como mulheres, de diversos segmentos sociais, ocuparam o espaço público e o universo do entretenimento carioca dos anos 1920, em meio às profundas desigualdades de gênero.

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Biografia do Autor

Rebeca Natacha de Oliveira Pinto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora (2018) e Mestre (2014) em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Pedagogia e História pela mesma universidade.  Pesquisadora no Grupo de História Social da Educação (UFF). Nos últimos anos, dedicou-se às pesquisas sobre a história da educação e cultura popular no Rio de Janeiro da Primeira República, especialmente as questões acerca dos processos de escolarização e práticas educativas - formais e informais. Análises teórico-metodológicas sobre as interseccionalidades de gênero, raça e classe também se constituem como reflexões importantes, assim como a  investigação sobre trajetórias e experiências de educadores e mediadores culturais no campo educacional brasileiro.

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Publicado

15-10-2020

Como Citar

Pinto, R. N. de O. (2020). Entre o “Congresso Feminista” e a “perversidade”: os debates sobre gênero nas páginas da composição teatral Sonho de Ópio. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(28), 259–279. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12152