Rememorar para preservar: contação de histórias como instrumento da educação patrimonial

Autores

  • Ana Karoliny Teixeira da Costa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Leoné Astride Barzotto Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9054

Palavras-chave:

Educação patrimonial. Rememoração. Contação de histórias.

Resumo

Perceber o indivíduo a partir da interação que este estabelece com o seu meio é de grande importância para os rumos das novas propostas pedagógicas que se pretendem implantar no país. No entanto, isto gerou uma série de dúvidas sobre quais práticas pedagógicas utilizar para atender a esta necessidade de se incluir discussões de cunho sócio-históricas, de modo particularizado, na sala de aula – tendo em vista a diversidade cultural brasileira. A situação se torna ainda mais complexa quando se observa que, conforme hipótese levantada, há uma dissociação do ensino formal com a herança cultural do povo ao qual o ensino é direcionado. A partir disso, toma-se por objetivo refletir sobre a importância do Patrimônio Cultural nas relações de ensino-aprendizagem e enfocar o trabalho de rememoração, a partir de práticas de contação de histórias em sala de aula, como uma importante ferramenta a ser explorada no reconhecimento, na valorização e na preservação da cultura local. Para tanto, a metodologia adotada foi do tipo exploratória e descritiva.  E se pôde constatar, entre outras questões, que a escola tem um importante papel na intermediação das políticas de preservação do Patrimônio Cultural junto aos indivíduos detentores das culturas a serem reconhecidas e preservadas.

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

COSTA, A. K. T. da; BARZOTTO, L. A. Rememorar para preservar: contação de histórias como instrumento da educação patrimonial. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 196–207, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9054. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9054. Acesso em: 27 abr. 2024.