História da disciplina de Biologia Educacional no curso de magistério da escola Dom Bosco de Indápolis, distrito de Dourados/MS (1977-2000)

Autores

  • Rozangela Soares Grangeiro Borges [UFGD]

Palavras-chave:

Biologia educacional. História das disciplinas escolares. Curso de magistério. Escola estadual Dom Bosco.

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo analisar a disciplina de Biologia Educacional, no Curso de Magistério da Escola Estadual Dom Bosco do Distrito de Indápolis, município de Dourados, no período de 1977 a 2000. A periodização está ancorada na instalação do curso de formação de professores de 1ª a 4ª séries do 1º Grau, na Escola Dom Bosco, e na extinção do curso na instituição. Marca também a instalação da Habilitação Específica para o Magistério de 1ª a 4ª série do antigo 1º grau, e o ano de 2000 marca o encerramento do Curso de Magistério na mesma instituição, em virtude das mudanças propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9.394/96), que estabeleceu que a formação de docentes para atuar na educação básica deveria ser realizada em instituições de ensino superior. A pesquisa orienta-se na perspectiva da Nova História Cultural, que se faz pela Cultura Escolar, Currículo e História das Disciplinas Escolares. A história da disciplina de Biologia Educacional foi registrada nesta dissertação, por meio dos dados coletados e analisados dos documentos do Arquivo da Escola Estadual Dom Bosco e Conselho Estadual de Educação da cidade de Campo Grande. Para realizar os depoimentos foi necessário recorrer à técnica da entrevista para registrar as narrativas com os ex-professores de Biologia Educacional e a diretora da Escola. Neste trabalho, os resultados apontaram que, embora a disciplina de Biologia Educacional tivesse um conteúdo programático prescrito pela administração pública do ensino, no Curso de Magistério da Escola Dom Bosco, a referida disciplina ora era ministrada com conteúdos direcionados propriamente ao ensino da Biologia Educacional, ora com conteúdos da Biologia Geral. De fato, pode-se observar que essa variação nos conteúdos estava relacionada ao professor que ministrava esta disciplina no período letivo. Assim, no Curso de Magistério da Escola Dom Bosco, na disciplina de Biologia Educacional havia em relação aos seus conteúdos ministrados um certo distanciamento entre o currículo prescrito e o currículo posto em ação no Curso de Magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES, Rozângela Soares Grangeiro. História da Disciplina de Biologia Educacional no Curso de Magistério da Escola Dom Bosco de Indápolis, Distrito de Dourados/MS (1977-2000). 2012, 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2012.

Downloads

Como Citar

Borges, R. . S. G. (2012). História da disciplina de Biologia Educacional no curso de magistério da escola Dom Bosco de Indápolis, distrito de Dourados/MS (1977-2000). Educação E Fronteiras, 2(6), p.139. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2168

Edição

Seção

Teses e Dissertações