Memórias de infância de professoras da educação infantil: gênero e sexualidade

Míria Izabel Campos

Resumo


Esta dissertação teve o propósito de investigar como professoras da Educação Infantil vivenciaram/construíram concepções de gênero e sexualidade nas diversas relações interpessoais, nos espaços privado e público quer sejam, família, amigos, vizinhos, escola, igreja. Como foram educadas e cuidadas para corresponder aos comportamentos “ditos” de meninas, conforme padrões sociais e históricos dominantes e impostos. Para desenvolver o estudo utilizaram-se como fontes privilegiadas as memórias de infância de cinco professoras, nascidas em Dourados/Mato Grosso do Sul, formadas Pedagogia, que atuam junto às crianças de zero a cinco anos, nos Centros de Educação Infantil Municipal e Centros de Educação Infantil da cidade. A metodologia partiu da pesquisa bibliográfica no âmbito da infância, da Educação Infantil e as relações com as temáticas de gênero e sexualidade. Na produção de documentos, utilizando a História Oral Temática, foram registradas as memórias de infância através de entrevistas semi-estruturadas. As análises desenvolvidas evidenciaram que os aprendizados das professoras acerca de tais temáticas foram permeados por silêncios, dúvidas, medos, constrangimentos, vergonha. Constatou-se que assertivas das diferenças de gêneros, das desigualdades de oportunidades, de lugares previstos para meninas/meninos, mulheres/homens fizeram parte da infância das colaboradoras da pesquisa. Nos depoimentos foram recorrentes as palavras: isso, disso, estes assuntos, essas questões, pois elas evitavam pronunciar as palavras sexo, sexualidade. E, além de manifestarem constrangimentos e dificuldades em tratar o assunto em pauta, as análises apontam para um desconhecimento das professoras acerca dos conceitos gênero e sexualidade na forma como são concebidos na contemporaneidade.

Palavras-chave


memórias de infância; educação infantil; gênero; sexuali- dade.

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