O cotidiano mediado pela internet: a necessidade de uma formação educacional para a websocialização

Autores

  • Cindy Romualdo Souza Gomes [SEMED/UFGD]

Palavras-chave:

educação, TICs, websocialização.

Resumo

Os levantamentos de dados e discussões feitos nesta pesquisa vincularam-se a intenção de refletir e propor que a escola seja o lócus de formação para as interações sócio-culturais dos alunos por meio da internet, a websocialização. Tal preocupação surgiu da análise de dados de institutos de pesquisa como IBGE, IBOPE, CETIC. BR, SaferNet Brasil entre outros, possibilitou traçar o perfil do internauta brasileiro e o crescente uso da internet nas mediações de suas atividades. Dados locais também foram co-letados por meio de questionários distribuídos a pais, professores e filhos/ alunos, vinculados as séries finais do Ensino Fundamental de duas institui-ções escolares (pública e privada), da cidade de Dourados – MS, tendo como intuito conhecer a dinâmica entre escola, família e internet. Essas in-formações possibilitaram-nos demarcar o conhecimento dos indivíduos sobre seu acesso e disponibilização de conteúdos, aproveitamento das pó-tencialidades da internet e, sobretudo, os riscos e constrangimentos que esses se expõem por não terem uma formação direcionada ao acesso responsável e consciente. Com base na teoria dos processos civilizadores, de Norbert Elias, propusemos aos professores e alunos, das referidas escolas, a aplicação de nossa proposta didática que vinculou informações sobre a internet a conteúdos de três disciplinas do currículo. Dessa experiência, concluímos que há grandes possibilidades de inserção da temática no ambiente escolar, antes, porém, é preciso uma formação que coloque o professor como protagonista do saber, havendo o reconhecimento da internet como um meio em potencial para a construção de diferentes aprendizagens, para além da função de pesquisa, comunicação e informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

GOMES, C. R. S. O cotidiano mediado pela internet: a necessidade de uma formação educacional para a websocialização. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 2, p. p.154, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1458. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Teses e Dissertações