Pensando o sentido da escola (pública) a partir de uma configuração do tipo estabelecidos-OUTSIDERS

Autores

  • Lucas Facundo Krotsch [Universidad Nacional de Lanús -UNLa]

Palavras-chave:

Escola, Relação social, Forasteiros.

Resumo

Este artigo propõe tipologias para se pensar os sentidos da escola ou os sentidos do escolar. Proponho três tipos de sentido: o sentido aristocrático, o sentido democrático e o sentido demagógico. Cada um resulta em um determinado modelo de se pensar e construir nossas instituições escolares. O ensaio de Norbert Elias, Os estabelecidos e os outsiders, foi fundamental para as reflexões sobre tais tipologias. Uma escola inclusiva e verdadeiramente democrática necessita ser pensada a partir dessas perspectivas. Como mencionado neste artigo “os sentidos da educação devem ser buscados a partir das relações entre os grupos. É dizer que, se deve considerar como os indivíduos ressignificam o social. Neste ponto os sentidos não implicam uma construção e identificação coletiva”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGER, P. y LUCKMANN., T. Modernidad, pluralismo y crisis de

sentido. Barcelona: Paidos. 1987.

BOURDIEU, P. y Passeron, J.C. Los herederos: los estudiantes y la

cultura. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.

ELIAS, N. La sociedad de los individuos. Barcelona: Peninsula/ideas,

______. Ensayo teórico sobre las relaciones entre establecidos y

marginados. In.: ELIAS, N. La civilización de los padres y otros

ensayos. Bogotá: Grupo editorial Norma, 1998.

ELIAS, N & SCOTSON, J. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia

das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad. Vera

Ribeiro. Rio de Janeiro, ed. Jorge Zahar, 2000.

HEINICH, N. Norbert Elias: Historia y cultura en occidente. Buenos

Aires: Editorial Nueva Visión, 1999.

SENNETT, R. La autoridad. Madrid: Alianza Editorial, 1982.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

KROTSCH, L. F. Pensando o sentido da escola (pública) a partir de uma configuração do tipo estabelecidos-OUTSIDERS. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 2, p. p.22–32, 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1447. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê