Profissionalidade docente: sentidos e significados de um grupo de professoras alfabetizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12759

Palavras-chave:

Profissionalidade Docente. Pesquisa Narrativa. Experiências de professoras alfabetizadoras.

Resumo

Este artigo traz resultado de pesquisa que aborda uma discussão referente a profissionalidade docente de um grupo de professoras alfabetizadoras que atuam na Rede Municipal de Várzea Grande /MT, com objetivo de compreender, a partir das narrativas, como as professoras alfabetizadoras (re)significam suas experiências no processo de constituição da profissionalidade docente. Para Roldão (2005 e 2008), a profissionalidade é resultado de vários atributos, que são constituídos no contexto social, possibilitando distinguir as profissões e sua relevância, sendo um processo progressivo de construção profissional que segue ao longo da carreira docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que aborda os pressupostos teóricos da pesquisa narrativade Clandinine Connelly. O contexto é uma escola da rede municipal, com a colaboração de quatro professoras alfabetizadoras. As narrativas revelam: a complexidade do trabalho das alfabetizadoras; como as relações com o contexto escolar influenciam na profissionalidade ao longo da sua profissão e como o tempo de experiência em sala de aula possibilita ressignificar as práticas pedagógicas, com análise própria referente aos programas educacionais implantados, no contexto escolar, construindo uma ação flexível ao planejamento e ampliando a sua autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Moutinho Baptista. Portugal: Ed. Porto, 1994.

CLANDININ, D.J.; CONNELLY, F M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. –Uberlândia: EDUFU, 2011.

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976.

FOSTER, J. K. Memória. Tradução Camila Werner. Porto Alegre: L&PM, 2011.

GARCIA, M. C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Portugal: Editora Porto, 1999.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a Educação Básica: pesquisas e políticas educacionais. In.: Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n.57, p. 24-54, jan./abr. 2014.

HYPOLITO, A. M.; GARCIA, M. M. A.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. In.: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n.1, p. 45-56, jan./abr. 2005.

HOFFMANN, J. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. ed. atual. e amp. Porto Alegre: Mediação, 2012.

MONTEIRO, F. M. de A. (org.) Processo de aprendizagem profissional dos professores-formadores. In: Trabalho docente na educação básica: contribuições formativas e investigativas em diferentes contextos. Cuiabá: EdUFMT, 2007.

MONTEIRO, F. M. A.; FONTOURA, H. A. De ensinantes a aprendizes: investigação narrativa nos anos iniciais. In.: Pesquisa, formação e docência: processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente em diálogo. MONTEIRO, /Filomena Maria de Arruda (org.). Cuiabá: Editora Sustentável, 2017.

NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Lisboa: Ed. Porto, 1995.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In.: PIMENTA, S. G. (org.)Saberes pedagógicos e atividade docente.8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-38.

TARDIF, M.; LESSARD, C. (org.) O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. tradução de Lucy Magalhães. 2 ed. Petrópolis: vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

SILVA, R. P. da; MONTEIRO, F. M. de A. Profissionalidade docente: sentidos e significados de um grupo de professoras alfabetizadoras. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 72–85, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12759. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12759. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”