Glossário de libras: caminhos para construção de instrumento de coleta de dados

Autores

  • Eliane Francisca Alves da Silva Ochiuto UFGD/EaD
  • Ana Paula Oliveira e Fernandes
  • Rosana de Fátima Janes Constâncio
  • Gabriele Cristine Rech

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6337

Palavras-chave:

Glossário. Lugares Públicos. Comunidade Surda.

Resumo

O projeto aqui apresentado tem como premissa investigar, coletar, divulgar e propagar os sinais dos principais lugares públicos e pontos turísticos para viabilizar e socializar não somente a comunidade surda usuária da Libras, mas possibilitar a propagação a toda população da Grande Dourados os sinais específicos destes locais garantindo ao surdo o acesso e acessibilidade. Para a elaboração do glossário a proposta inicial foi de realizar uma pesquisa envolvendo a participação em formato de questionário aos tradutores intérpretes de língua de sinais, surdos usuários da Libras a fim de identificar os possíveis sinais já existentes, bem como o estudo e a criação de sinais que identifiquem tais pontos. A produção deste glossário corrobora para a criação e difusão de toda a história dos principais lugares públicos e pontos turísticos disseminando a cultura local e possibilitando o uso e a difusão da Libras conforme previsto na Lei de Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei Nº. 10.436 de 20 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2002.

BRASIL. Decreto Nº. 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436/02. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2005.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2015.

SOUZA-JÚNIOR, J. E. G de. Estudos introdutórios da Toponímia da Língua de Sinais Brasileira – LSB In: BRUNO, M. M. G; OLIVEIRA, O. V; Organizadoras. Educação escolar indígena, diferença e deficiência: (re)pensando práticas pedagógicas. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2015.

TRIVIÑOS, A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2017-07-08

Como Citar

Ochiuto, E. F. A. da S., Fernandes, A. P. O. e, Constâncio, R. de F. J., & Rech, G. C. (2017). Glossário de libras: caminhos para construção de instrumento de coleta de dados. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 5(6), 7–14. https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6337

Edição

Seção

Artigos