O ensino de Botânica por meio das redes sociais: uma análise de perfis voltados a Biologia no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18135

Palavras-chave:

Ensino de botânica, Mídias sociais, Tecnologias educacionais digitais

Resumo

O presente estudo teve como principal finalidade quantificar, analisar e qualificar as postagens sobre Botânica em perfis de Instagram voltados a Biologia geral, afim de verificar a possibilidade da utilização desses conteúdos no ensino. Foram selecionados 10 perfis de Biologia geral, assim ficando apenas perfis que se enquadram na classificação de micro influenciadores, assim ocorreram análises das métricas e do teor de cada uma das publicações feitas no ano de 2021. Os dados obtidos permitiram observar que nos perfis selecionados não há influência de processos que prejudicam o ensino-aprendizado de Botânica, mas ainda há a presença de publicações negativas. Constatou-se a importância de conteúdos contextualizados com a realidade do público-alvo. Desta forma, foi demonstrado o potencial das mídias sociais em especial do Instagram no ensino de Botânica, mas ainda há muito a se estudar na área.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Ribeiro da Costa Ribeiro, UVA

Docente da UVA

Antonio Thiago Alves Farias, UVA

Docente da UVA

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Publicado

2024-03-08 — Atualizado em 2024-04-09

Versões

Como Citar

Ribeiro, M. L. R. da C., & Farias, A. T. A. (2024). O ensino de Botânica por meio das redes sociais: uma análise de perfis voltados a Biologia no Instagram. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(15), 185–197. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18135 (Original work published 8º de março de 2024)