Leitura e escrita em tempos de internet: peculiaridades e reflexões pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18124

Palavras-chave:

Internet, Leitura e Escrita, Linguística Sociointeracionista

Resumo

Com os avanços proporcionados pelo fenômeno da globalização, a sociedade, tem experimentado as mais diferentes novidades. Muita coisa mudou: a maneira de se fazer negócios, de realizar transações bancárias, de se divertir etc. No entanto, a mudança mais profunda se dá no campo da comunicação. Barreiras geográficas já foram facilmente destruídas, de modo que, agora, conversar com alguém distante, informar-se, enfim, superou todas as dificuldades conhecidas pelo homem. Tudo isso está intimamente relacionado com a popularização da internet, dos dispositivos móveis e especialmente com o crescimento das mídias sociais. Consequentemente, o mundo se tornou cada vez mais “grafocêntrico”, isto é: as interações linguísticas por meio da leitura e escrita se fazem cada vez mais necessárias no contemporâneo mundo globalizado, de maneira que, hodiernamente, a maneira pela qual as pessoas executam as suas práticas de leitura e escrita sofreu uma metamorfose que é no mínimo interessante. No âmbito escolar e acadêmico, pesquisadores têm se esforçado para entender como a escola pode lidar com toda a transformação que tem presenciado a fim de atingir a sua função social nesse novo contexto. Diante disso, esta pesquisa se propõe a discutir as novas práticas de leitura e escrita oriundas da inovação tecnológica e os impactos dessas para a tarefa pedagógica, particularmente para o ensino-aprendizado da língua materna. Para isso, recorrer-se-á a pesquisas já realizadas sobre o assunto à luz da linguística e da perspectiva pedagógica, passando por considerações nos campos da discursividade e da concepção sociointeracionista da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael da Costa, UFMA

Docente da UFMA

Downloads

Publicado

2024-03-08 — Atualizado em 2024-04-09

Versões

Como Citar

da Costa, N. (2024). Leitura e escrita em tempos de internet: peculiaridades e reflexões pedagógicas. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(15), 49–58. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18124 (Original work published 8º de março de 2024)