Atividades de leitura e produção textual com o gênero infográfico no Ensino Médio: experiência na modalidade remota de ensino durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18123

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Infográfico, Modalidade Remota

Resumo

Este trabalho objetiva problematizar a abordagem do gênero infográfico, em sequência didática, no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, a qual se justifica pela recorrência recente deste gênero nas esferas da atividade humana em que o estudante brasileiro se insere. Apresenta-se como metodologia o estudo de caso a partir do relato de uma prática de ensino que o contempla e foi desenvolvida por meio do sistema remoto, adotado em caráter excepcional devido à pandemia da COVID-19. Como resultado, considerou-se significativos tanto o interesse dos estudantes pelo gênero quanto a formação de opinião sobre o sistema remoto. Em suma, o trabalho com o gênero que une a tecnologia ao cotidiano, como é o caso do infográfico, fomenta a criticidade e a autonomia dos estudantes.

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Biografia do Autor

Laise Maciel Barros, UFSC

UFSC

Tayná Miranda de Andrade, UFSC

UFSC

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Publicado

2024-03-08 — Atualizado em 2024-04-09

Versões

Como Citar

Barros, L. M., & de Andrade, T. M. (2024). Atividades de leitura e produção textual com o gênero infográfico no Ensino Médio: experiência na modalidade remota de ensino durante a pandemia da COVID-19. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(15), 37–48. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18123 (Original work published 8º de março de 2024)