O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS e sua contribuição para a democratização do conhecimento geográfico na região geográfica imediata de Aquidauana – Anastácio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17490

Palabras clave:

PPGEO/CPAQ, Pantanal, Impacto social, Aquidauana

Resumen

Este trabalho apresenta, a partir de uma análise documental, a história, os resultados e as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS (PPGEO/CPAQ), localizado na região imediata de Aquidauana Anastácio/MS, cujas atividades iniciaram-se em 2014. Com localização geográfica estratégica, imbricada no ecótono Cerrado-Pantanal, o que proporciona desafios e possibilidade para pesquisas geográficas. Nesse contexto, a criação do PPGEO/CPAQ, com área de concentração em Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal, abrigando duas linhas de pesquisa, é importante para o Estado, uma vez que ampliou as perspectivas acadêmicas locais e regionais. A coleta dos dados concentrou-se em dois sistemas específicos, sendo o Sistema de Gestão da Pós-graduação, a Plataforma Sucupira e um formulário Google Forms. Dentre os egressos do curso, 43,2% estão empregados na educação básica, justificando, assim, a importância da linha de pesquisa “Espaço, Ensino e Representação”, que é um diferencial entre os cursos ofertados no Estado.  Reconhece-se a importância de um programa de pós-graduação stricto sensu no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, mostrando que a descentralização das pós-graduações em Geografia no Brasil foi fundamental para diminuir as assimetrias regionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Lopes Batista, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente (2015), com a realização do Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra (2013), patrocinado pela CAPES. Atualmente é Professor Adjunto III do curso de graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMS/CPAQ, exercendo atualmente a função de coordenador do curso de Mestrado. É avaliador de cursos e institucional devidamente cadastrado pelo INEP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção do Espaço Urbano, Espaços Residenciais Populares Fechados, Insegurança Urbana, Controle Social, Prática de Ensino em Geografia e Estágio Supervisionado.

Lucy Ribeiro Ayach, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado; Especialização e Mestrado em Geografia/UFMS e Doutorado em Geografia pela UNESP/IGCE de Rio Claro-SP. É Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana-MS, atua nos cursos de graduação de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia do Campus de Aquidauana-MS. Coordenou o Programa de Mestrado em Geografia UFMS/CPAQ (2020/2021). Participa dos grupos de pesquisa: GPLAN - Planejamento e Gestão Ambiental e GESPEGeo Estudos de Saúde, População e Ensino de Geografia. Coordena o Laboratório de Estudos da Paisagem e Percepção Ambiental/UFMS/CPAQ. Tem experiência na área de saneamento básico e ambiental; paisagem e percepção ambiental; gestão de recursos hídricos; turismo e meio ambiente.

Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental, prática de ensino e estágio supervisionado.

Citas

AMARAL, Raíza Dias. Impactos socioeconômicos do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana: as dissertações defendidas e a Percepção dos Egressos como fontes de análise. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Campus de Aquidauana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2023. 176p. Disponível em: https://tinyurl.com/4nnb6zxz. Acesso em: 23 maio 2023.

AYACH, Lucy Ribeiro; BATISTA, Ricardo Lopes; FARIAS, Fernando Rodrigo. Os desafios da formação de Geografia na UFMS: aula de campo como perspectiva interdisciplinar. Ciência Geográfica, Bauru – v. XXIV, n. 1, 2020, p. 128-143. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_1/agb_xxiv_1_web/agb_xxiv_1-10.pdf. Acesso em: 2 jun. 2023.

BRASIL. LEI Nº 6.674, DE 5 DE JULHO DE 1979. Autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em obediência ao disposto no art. 39 da Lei Complementar n. 31, de 11 de outubro de 1977. Disponível em: https://tinyurl.com/4bcjrcst . Acesso em: 23 maio 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/92 a 38/2002 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2002. 72 p.

CAMPUS DE AQUIDAUANA (CPAQ). Histórico do Campus de Aquidauana (CPAQ). Disponível em: https://tinyurl.com/3vwwkkbm. Acesso em: 23 maio 2023.

CARLOS, A. F. A. Questões para a construção de uma política de pós-graduação em geografia. Revista da ANPEGE, v. 1, n. 1, 2003, p. 71–83. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6626/3625. Acesso em: 27 maio 2023.

IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/regioes_geograficas/#/home. Acesso em: 24 maio 2023.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PERH-MS. PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS. Consolidação da etapa de diagnóstico do plano estadual de recursos hídricos de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, 2008. 208 p.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DO CAMPUS DE AQUIDAUANA – PPGGeo/CPAQ. Linhas de Pesquisa. Disponível em: https://tinyurl.com/5xfa836z. Acesso em: 23 maio 2023.

SIVA, José Borzacchiello da; DANTAS, Eustógio Wanderley Correia (2005). A pós-graduação em Geografia no Brasil: uma contribuição à política de avaliação. Revista da Anpege, v. 2, n. 2, jan. 2005. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6609/pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

SUETERGARAY, Dirce Maria Antunes. Rumos e rumores da pós-graduação e da pesquisa em Geografia no Brasil. Revista da ANPEGE, v. 3, n. 3, 2007, p. 11-19. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6603/3603. Acesso em: 1o jun. 2023.

Publicado

2023-10-05

Cómo citar

Batista, R. L., Ayach, L. R., & Santos, E. T. dos. (2023). O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS e sua contribuição para a democratização do conhecimento geográfico na região geográfica imediata de Aquidauana – Anastácio. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17490

Número

Sección

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023

Artículos más leídos del mismo autor/a