GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2013.0912.0005Resumo
O presente trabalho objetivou analisar a fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do córrego Indaiá/MS, utilizando técnicas de geoprocessamento. Os procedimentos técnicos científicos empregados consistiram na aplicação da proposta metodológica elaborada por Ross (1994) e na adaptação da metodologia proposta por Crepani et al. (2001) com uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Os resultados mostraram quatro níveis de fragilidade: baixa, média, alta e muito alta, ocupando 4,44%, 42,10%, 53% e 0,31% da área da bacia, respectivamente. Conclui-se que a bacia do córrego Indaiá apresenta um predomínio de baixo e médio grau de fragilidade potencial, entretanto quando considerado o fator antrópico tem-se um predomínio de alta fragilidade ambiental, indicando estado de alerta em relação à intensifcação da ocupação, sobretudo nas áreas onde se encontram instalados os atuais assentamentos rurais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o texto simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), que permite o compartilhamento e a adaptação da obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à autoria e à publicação inicial nesta revista, que o uso não tenha finalidade comercial e que eventuais obras derivadas sejam distribuídas sob a mesma licença.
- Os autores estão autorizados a firmar, separadamente, contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista, como depósito em repositório institucional ou publicação em livro, capítulo de livro ou outros meios, desde que seja indicado o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os autores são incentivados a divulgar seus trabalhos apenas após a publicação na revista, por meio de repositórios institucionais, páginas pessoais e outros meios acadêmicos, sempre com a devida referência à publicação original.


