A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i32.12445

Keywords:

Geografias feministas, gênero e sexualidades, espaço escolar

Abstract

Este artigo investiga como os professores de Geografia compreendem as questões de gênero e sexualidade e como isso reflete na sua atuação docente, a partir da lente teórica trazida pela Geografia Feminista, no viés pós-estruturalista. A metodologia escolhida coloca em suspenso a informação para estabelecer interrogações sobre o que já está sendo dito. Com este método,é traçada uma análise a respeito de como essas questões estão sendo discutidas no cenário atual brasileiro e seus impactos na escola. Em meio a esse cenário, documentos normativos da educação básica, como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, têm sofrido forte influência de grupos conservadores ao retirarem de seus textos as expressões “identidade de gênero” e “diversidade sexual”. Diante disso, a preocupação com a homofobia no espaço escolar nos leva a questionar como os professores de Geografia da escola estão lidando com questões tão em evidência como gênero e sexualidade em sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudia Maliszewski Escouto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra e Licenciada em Geografia.  Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Pesquisa temas relacionados às questões de gênero e sexualidades no espaço escolar.

Ivaine Maria Tonini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Ivaine Maria Tonini. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Linha de Ensino em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

References

BALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira Maria Bagatin. Snowball (Bola de Neve): Uma Técnica Metodológica para Pesquisa em Educação Ambiental Comunitária. X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 2011, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: PUC – Paraná, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2017a.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2017b.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2014.

COSTA, Benhur Pinós da. A escola como espaço: identidades de gêneros e sexualidades e suas hierarquias. Revista da ANPEGE, v. 12, p. 204-225, 2016.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Lafonte, 2017.

ESCOUTO, Cláudia Maliszewski. Escola e Geografia: Microviolências homofóbicas. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

_____. A Geografia já saiu do armário? Diálogos sobre gênero, sexualidades e escola. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2019.

ESCOUTO, Claudia M.; TONINI, Ivaine Maria. Escola, Geografia e homofobia: o que uma coisa tem a ver com a outra? In: PORTUGAL, Jussara et all (Orgas.). Educação Geográfica: temas contemporâneos. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2017.

FERREIRA, Telma; CASTRO, Sheila; MENESES, Elisângela Ferreira; NASCIMENO SILVA, Maria das Graças Silva; SILVA, J. C. . Qual Espaço para Discutir Gênero?. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, v. 6, p. 169-183, 2015.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

JUNCKES, Ivan Jairo; SILVA, Joseli Maria. “Espaço Escolar e Diversidade Sexual: um desafio às Políticas Educacionais no Brasil”. Revista de Didácticas Específicas, n. 1, p. 148 - 166, 2009.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: Rogério Diniz Junqueira. (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC/SECAD/UNESCO, 2009.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In. LOURO, Guacira Lopes. O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

______. Conhecer, pesquisar, escrever... Educação, Sociedade & Culturas. n.25, p.235-245, Portugal: Universidade do Porto, 2007.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

NICHOLSON, Linda. Interpretando gênero. Estudos Feministas, Florianópolis/SC: UFSC, v.8, n.2, p.09-41, 2000.

OLIVEIRA, Jane Cordeiro. Conhecimento, currículo e poder: um diálogo com Michel Foucault. Revista Espaço Pedagógico, v. 23, p.390-405, 2016.

RUBIN, Gayle S. O tráfico de mulheres: notas sobre a ‘economia política’ do sexo. Recife, SOS Corpo, 1993.

SANTOS, Adelaine Ellis Carbonar dos; ORNAT, Marcio Jose. Espaço escolar, homossexualidades e homofobia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 18, p. 98-108, 2014.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Edusp, 2012.

SEFFNER, Fernando. Tem nexo não falar sobre sexo na escola? In: Textual. PORTO ALEGRE, v. 1, p. 22-29, 2017.

SILVA, Joseli Maria. Geografias subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidades. Ponta Grossa: Todapalavra, 2009. v. 1. 313p.

_____. Gênero e espaço: esse é um tema para a Geografia?. In: Daniel A. de Azevedo; Marcelo Alonso Moraes. (Org.). Ensino de Geografia: novos temas para a geografia escolar. Rio de Janeiro: Consequencia, 2014.

SILVA, Rosimeri Aquino; SEFFNER, Fernando. Cenas, intervenção nas cenas e encenação: malabarismos na educação em gênero e sexualidade nas escolas. In: CAREGNATO, Célia; BOMBASSARO, Luiz Carlos. (Org.). Diversidade Cultural: viver diferenças e enfrentar desigualdades na educação. 1ed.Porto Alegre: Ideal Editora, 2013.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SZYMANSKI, H.; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PRANDINI. A Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livros, 2008.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre (RS) 1995.

TONINI, Ivaine Maria. Identidades Capturadas - gênero, geração e etnia na hierarquia territorial dos livros didáticos de Geografia. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2002.

TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André. A diferença como possibilidade de discutir a desigualdade e combater o preconceito: A geografia que faz diferença. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André (orgs.) Movimentos no ensinar geografia: rompendo rotações. Porto Alegre: Evangraf, 2015.

TORRÃO FILHO, Amilcar. Uma questão de gênero: onde o masculino e o feminino se cruzam. Cadernos Pagu (UNICAMP), Campinas, v. 24, n.jul./dez., p. 127-152, 2005.

Published

2021-07-01

How to Cite

Escouto, C. M., & Tonini, I. M. (2021). A geografia ainda está no armário? Silêncios e naturalização no espaço escolar. Revista Da ANPEGE, 17(32), 409–428. https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i32.12445

Issue

Section

Seção Temática - Geografias Feministas