Viagens para fora e para dentro

o encontro entre literatura e turismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i40.16343

Palavras-chave:

turismo e literatura, viagens, deslocamentos espaciais e metafóricos, semiotização

Resumo

Que possibilidades de interlocução podem existir entre turismo e literatura? Essa pergunta mobiliza o presente trabalho, cujo objetivo é elaborar uma interpretação da viagem como ponto de aglutinação entre essas duas atividades humanas. Uma premissa teórica se coloca como suporte das reflexões: tanto o turismo quanto a literatura promovem viagens. O turismo promove o deslocamento espacial dos sujeitos para que, em viagem, estes desenvolvam mudanças de percepção, pausa na vida cotidiana, afastamento da rotina, conhecimento de novas paisagens e territórios, descanso. A literatura, em qualquer de seus gêneros, usufrui do poder metafórico para constituir deslocamento imaginativo de imagens e de situações humanas. Uma literatura para viagem ou uma viagem pela literatura; o turismo literário ou uma literatura de turismo experimentam imensas possibilidades de reflexão sobre o mundo. Esta pesquisa contou com trabalho de campo, organização de simpósios e várias atividades delineadas por redes de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eguimar Felício Chaveiro, IESA/UFG

Possui Graduação em Geografia pela Pontífice Universidade Católica de Goiás (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996), Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado em Saúde do Trabalhador pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). É Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Espaço, Sujeito e Existência "Dona Alzira". Mantém parcerias de trabalho com instituições em Moçambique/África, Cuba, Chile e Alemanha. Coordena projetos de pesquisas financiados pelo CNPq, CAPES e FAPEG. Desenvolve trabalhos ligados à abordagem territorial do Cerrado; saúde, trabalho e território; cartografias existenciais de Pessoas com Deficiência; Geografia, literatura e arte. Possui bolsa produtividade :Produtividade em Pesquisa - PQ - 2 com o título: A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS NO CERRADO GOIANO: propostas para a soberania alimentar dos povos, pela instituição de Execução: Universidade Federal de Goiás.

Adão Francisco de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Geografia (IESA/UFG, 2011) e Pós-Doutor em Geografia por esse mesmo instituto (2021). Mestre em Sociologia (DCS/UFG, 2002). Graduado em História (FCHF/UFG. 1996). É o atual presidente da ANPEGE - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Foi Secretário de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins em 2015 e 2016, tendo acumulado o cargo de Secretário de Estado da Cultura do Tocantins. É Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT em 2014-2015, sendo novamente o seu atual coordenador. Na UFT, foi Diretor de Pesquisa (2012), Assessor de Relações Institucionais da Reitoria de junho de 2012 a agosto de 2014 e também Chefe de Gabinete em Exercício. Foi professor da Unitins (abril de 2008 a julho de 2010), onde ocupou os cargos de Diretor de Pesquisa Institucional e Assessor de Pós-Graduação. Em Goiás, foi professor da UEG entre 2000 e 2007. Tem experiência nas áreas de Geografia Urbana e Regional e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos temas de Planejamento e Gestão do Território e Desenvolvimento da Educação. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles - núcleo Goiânia desde 2002 e coordena o OPTE - Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. A palavra mágica. Record-RJ:2001.

ARAUJO DE MELO, Marcio. Entre Livros, Leitores e realidade. In: Via Atlântica, n. 28, 161-176, São Paulo: 2015.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

MELO, Thiago Sebastiano. Solvitur ambulando: uma viagem rumo à autodeterminação popular. Análises da turistificação da existência e modernização dos territórios como componentes da metanarrativa capitalista. Tese de doutoramento – Programa de pós-graduação em Geografia – IESA – Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás, Goiânia:2018.

O TURISTA Acidental/The Accidental Tourist. Direção: Lawrence Kasdan. Intérprete: William Hurt, Geena Davis, Kathleen Turner, Bill Pullman, Amy Wright, David Ogden Stiers, Ed Begley Jr., Robert Hy Gorman, Seth Granger. Roteiro: Frank Galati e Lawrence Kasdan. EUA: Warner Bros., 1988. VHS, Cor, 121 min.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: A prisioneira. Rio de Janeiro: Nova

SANTOS, Marcos Ferreira. O espaço crepuscular: mitohermenêutica e jornada interpretativa em cidades históricas. In: PITTA, Danielle Perin Rocha (org.) Ritmos do imaginário. Recife: UFPE, 2005, p. 59-99.

TAKEUTI, Norma. Subjetividades e Vínculos Sociais, in. SOUSA, I. M. (Org.) Café Filosófico: Filosofia, Cultura E Subjetividade. Natal-RN: Ed. UFRN, p. 262-273, 2004.

TEZZA, Cristovão. O espírito da prosa – uma autobiografia espiritual. Rio de Janeiro: Record, 2012.

TYLER, Anne. O Turista Acidental. 6ª. ed. São Paulo / SP: Imago, 1987.

Downloads

Publicado

2024-02-02

Como Citar

Felício Chaveiro, E., Pereira da Silva, V. C., & Francisco de Oliveira, A. . (2024). Viagens para fora e para dentro: o encontro entre literatura e turismo. Revista Da ANPEGE, 19(40). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i40.16343

Edição

Seção

Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação