O paradigma da ciência moderna e o diálogo entre Geografia, Arte e Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.15174

Palavras-chave:

Geografia, Literatura, Paradigma da ciência moderna

Resumo

O existir humano é movido pelo impulso criador. O desejo e necessidade de inventar, e produzir, desde textos acadêmicos até as artes atravessa nossas existências. Embora este impulso seja comum, os caminhos teóricos e metodológicos da constituição das artes - dentre elas a Literatura e da Geografia - são antagônicos, uma vez que cada um desses discursos se propõe a finalidades distintas. Desde o princípio da constituição da Geografia como ciência, recebemos a contribuição das artes a fim de representar o mundo e as paisagens, no entanto, sob moldes positivistas, tal aproximação tornou-se um desafio. Neste trabalho apresentaremos como o paradigma da ciência moderna dificultou a relação entre Geografia e Literatura, bem como as possibilidades e tensões enfrentadas nesta abordagem. Por fim discorreremos sobre o desenvolvimento de uma relação dialógica entre Geografia e Literatura, tomando a segunda como um sujeito que tem algo a dizer à Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Motta Ferreirinha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP)

Professora de Geografia da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ

Mestranda pelo programa: Produção social do espaço - Natureza, política e processos formativos. UERJ/FFP. Área de concentração: Ensino da Geografia

Pós graduada em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território - UERJ/FFP

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª ed., 3ª reimpressão. - São Paulo: Editora 34, 2020.

BARROS, Manoel de. O livro sobre o nada. 3ª ed.- Rio de Janeiro: Editora Record, 1996.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1992.

BROSSEAU, Marc. Geografia e Literatura. IN: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (org.). Literatura, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2007.

COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria: Literatura e Senso Comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

HISSA, Cássio Eduardo Viana. A Mobilidade das Fronteiras – inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte. Editora da UFMG, 2002.

JOBIM, José Luis. A ficção dos limites e os limites da ficção. In: Máscaras da mimesis: a obra de Luiz Costa Gomes. og. Hans Ultich Gumbrecht, João Cezar Castro Rocha. – Rio de Janeiro: Record, 1999.

LA BLACHE, Paul Vidal. La Géographie de L’odyssée. In: Annales de Géohraphie. Paris: Librairie Armand Colin, 1904.

LÉVY, Bertrand. Géographie humaniste, géographie culturelle et littérature. Position épistémologique et méthodologique. In: Géographie et cultures, 1997, vol. 21, p. 27-44.

LUKÁCS, Georg. Introdução aos escritos estéticos de Marx e Engels. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MARCONDES, Danilo. e JAPIASSÚ, Hilton. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.

MELLO E SOUZA, Antônio Candido. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. n° 9, vol. 24, São Paulo, 1972.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. 1ª ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2008.

PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Prefácio. In: Aristóteles. A Poética. Ed. da Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa, 2008.

RATZEL, Friedrich. Sobre a Interpretação da Natureza [Über Naturschilderung]. Revista GEOgraphia, Vol. 12 n°23, 2010.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um Discurso sobre as Ciências. 5ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Ferreirinha, M. M. (2022). O paradigma da ciência moderna e o diálogo entre Geografia, Arte e Literatura. Revista Da ANPEGE, 18(35). https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.15174