Pós-reforma agrária

a quem pertencem os projetos de assentamento do INCRA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.14982

Palavras-chave:

Amazônia, acumulação originária, grilagem de terras.

Resumo

Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa sobre concentração de lotes em Projetos de Assentamentos a partir do cruzamento de dados do Cadastro Ambiental Rural com dados do Incra, relacionados aos PAs do município de Novo Repartimento/PA, situado na área sob jurisdição da Superintendência Regional do Sul do Pará. Objetiva-se, em primeiro lugar, detectar o grau de concentração de lotes existente nos PAs desse município e verificar se são assentados ou não os sujeitos sociais que estão adquirindo e concentrando lotes nessas localidades. Outra questão investigada pela pesquisa é a da grilagem familiar, uma forma de apropriação de terras públicas realizadas por grupos familiares já detectada em áreas de domínio federal em outros trabalhos e que aqui será investigada sua existência nos PAs do referido município. Em relação aos casos encontrados, foram cruzados com dados do Inpe/Prodes para se verificar o desmatamento praticado nessas apropriações ilegais de terras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Fernando Terence, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo e Professor do Instituto Federal de São Paulo

Referências

ALENCAR, A., PEREIRA, C. , CASTRO, I., CARDOSO, A., SOUZA, L., COSTA, R., BENTES, A. J., STELLA, O., Azevedo, A., Gomes, J., Novaes, R. Desmatamento nos Assentamentos da Amazônia: Histórico, Tendências e Oportunidades. IPAM, Brasília, DF, 2016.

HEBÉTTE, Jean. Cruzando a fronteira – 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. Vol. 4. Um novo campesinato amazônico e o papel das instituições científicas e seus pesquisadores. Belém, EDUFPA, 2004.

INCRA. Relatório de Análise de Mercado de Terras. Superintendência Regional do Sul do Pará (SR-27). Marabá, 2017. Disponível em: http://www.incra.gov.br/sites/default/files/uploads/reforma-agraria/relat-rios-de-anlise-de-mercados-de-terra-ramts-/sr-27---sul-do-par---marab- /ramt_sr27_mba_jun_2017.pdf. Acesso em 24/03/2018.

MARTINS, José de Souza. A militarização da questão agrária da Amazônia. Petrópolis. Vozes, 1984, 134p.

_____________________. O sujeito oculto – Ordem e Transgressão na reforma agrária. Porto Alegre, UFRGS Editora, 2003

PEREIRA, Airton dos Reis. O papel dos mediadores nos conflitos pela posse da terra na região Araguaia Paraense: O caso da fazenda Bela Vista. 2004. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

______________________. Conflitos de terra e violência no sul do Pará (1975-1990). In: X Encontro Nacional de História Oral. Testemunhos: História e Política. UFPE, 2010.

SILVA, Fábio Carlos da. A economia pastoril e os primórdios do capitalismo na região do Araguaia paraense. Novos Cadernos NAEA, vol. 10 nº 1, pp. 5-22, 2007.

TERENCE, Marcelo. Acumulação capitalista entre o sangue e a imundice – processos de privatização de terras públicas federais no Sudeste Paraense. Departamento de Geografia, FFLCH/USP, São Paulo, 2018.

TORRES, Maurício. Terra Privada, Vida Devoluta. Tese de doutorado. Departamento de Geografia, FFLCH/USP, São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Terence, M. F. (2022). Pós-reforma agrária: a quem pertencem os projetos de assentamento do INCRA?. Revista Da ANPEGE, 18(35). https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.14982