Considerações sobre as geografias das relações étnico-raciais e as geografias negras no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15739

Palavras-chave:

Geografias Negras, Raça, Relações Étnico-raciais

Resumo

A Geografia brasileira tem sido provocada, principalmente a partir dos anos 2000, a reconhecer o elemento étnico-racial como constituinte do espaço e, portanto, objeto de estudo da disciplina. Os agentes dessa provocação são, principalmente, um grupo de geógrafos, em sua maioria negros, que, preservando suas individualidades, buscam agir de forma coletiva no sentido de construir uma perspectiva racializada para a Geografia. Tal grupo tem suas raízes na histórica luta dos movimentos negros brasileiros por acesso à educação e, mais recentemente, aos espaços institucionais de produção de conhecimento. Nesse contexto, este artigo apresenta um panorama do que vem sendo denominado de “Geografias das relações étnico-raciais” e “Geografias Negras” no Brasil. Realizamos uma síntese das leituras desenvolvidas nesse campo, apontando as principais perspectivas, abordagens e temas. De forma propositiva, apresentamos uma proposta de agenda para complexificar e ampliar as interpretações das Geografias Negras.

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Biografia do Autor

Diogo Marçal Cirqueira, Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF)

Professor de Geografia no Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF). É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA-UFG) (2010). É doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (UFF) (2015) e esteve na condição de Visiting Scholar na University of Texas - Austin (2013). Obteve no de 2011 a ?beca de Estudios Culturales? concedida pelo Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO) realizado na Unuversidad Autonoma de Mexico (UNAM). Atuou como professor de Geografia na Rede Municipal de Ensino de Goiânia entre os anos de 2007 e 2011 e foi um dos fundadores do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes da Universidade Federal de Goiás (NEAAD/UFG). Atualmente compõe a equipe do programa "Escolas do Território" atuando junto as escolas quilombolas de Paraty-RJ. Vem realizando pesquisas nas áreas relacionadas a história da Geografia e do pensamento geográfico, relações raciais, movimentos sociais e educação escolar quilombola. 

Mariza Fernandes dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-ambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Geografia pelo Iesa/UFG, na linha de pesquisa Dinâmicas Sócio-espaciais. Graduada em Comunicação Social - Bacharelado em jornalismo pela UFG. Integrante do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (LaGENTE/IESA/UFG) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Comunicação e Diferença, vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Vencedora do Prêmio Pedro Krotsch de Estudios sobre la Universidad, edição 2017, e do Prêmio de Popularização da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-GO), edição 2015. Integrante do Projeto de Pesquisa “Origens e destinos: uma avaliação da política de cotas universitárias e seus efeitos no mercado de trabalho”, coordenada pela professora Flávia Mateus Rios e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro permanente da Comissão de Heteroidentificação da UFG. Pesquisa os seguintes temas: Ações afirmativas; relações étnico-raciais, comunicação e relações étnico-raciais, a temática racial na Geografia; interseccionalidade, decolonialidade e raça.

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Publicado

2023-08-07

Como Citar

Marçal Cirqueira, D., & Fernandes dos Santos, M. (2023). Considerações sobre as geografias das relações étnico-raciais e as geografias negras no Brasil. Revista Da ANPEGE, 19(38). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.15739

Edição

Seção

Seção Temática Geografias Negras