A educação de jovens e adultos no Brasil: reflexões no plano legislativo e as contribuições do ensino de História para a formação da consciência histórica dos alunos
Palavras-chave:
Ensino de História. EJA. Consciência Histórica. Competência Narrativa. Literacia Histórica.Resumo
O artigo faz uma abordagem, em perspectiva histórica, acerca das concepções conferidas à Educação de Jovens e Adultos – EJA – no contexto da Resolução CNE/CEB 01/2000 e do Parecer 11/2000, sendo que este último reafirmou a EJA como um direito público, caracterizado por uma identidade própria a partir de três funções específicas: reparadora, equalizadora e qualificadora. No segundo momento, parte dessa discussão para articular as três funções descritas, no Parecer, ao ensino de História. No terceiro momento aborda os conceitos de competência narrativa e literária histórica, tal como propostos por Jörn Rüsen e Peter Lee, visando o desenvolvimento de um ensino de História com sentido para a vida dos alunos jovens e adultos, e que consequentemente, contribua para a formação da consciência histórica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-29
Como Citar
Bonete, W. J. (2015). A educação de jovens e adultos no Brasil: reflexões no plano legislativo e as contribuições do ensino de História para a formação da consciência histórica dos alunos. Fronteiras, 17(30), 105–125. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4867
Edição
Seção
DOSSIÊ 08: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA I
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).