A educação de jovens e adultos no Brasil: reflexões no plano legislativo e as contribuições do ensino de História para a formação da consciência histórica dos alunos

Autores/as

  • Wilian Junior Bonete

Palabras clave:

Ensino de História. EJA. Consciência Histórica. Competência Narrativa. Literacia Histórica.

Resumen

O artigo faz uma abordagem, em perspectiva histórica, acerca das concepções conferidas à Educação de Jovens e Adultos – EJA – no contexto da Resolução CNE/CEB 01/2000 e do Parecer 11/2000, sendo que este último reafirmou a EJA como um direito público, caracterizado por uma identidade própria a partir de três funções específicas: reparadora, equalizadora e qualificadora. No segundo momento, parte dessa discussão para articular as três funções descritas, no Parecer, ao ensino de História. No terceiro momento aborda os conceitos de competência narrativa e literária histórica, tal como propostos por Jörn Rüsen e Peter Lee, visando o desenvolvimento de um ensino de História com sentido para a vida dos alunos jovens e adultos, e que consequentemente, contribua para a formação da consciência histórica.

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Publicado

2015-12-29

Cómo citar

Bonete, W. J. (2015). A educação de jovens e adultos no Brasil: reflexões no plano legislativo e as contribuições do ensino de História para a formação da consciência histórica dos alunos. Fronteiras, 17(30), 105–125. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4867