POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O QUE DIZEM AS PESQUISAS

Autores

Palavras-chave:

Política educacional, Educação especial, Inclusão escolar

Resumo

Este texto apresenta um recorte da pesquisa de mestrado em Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Linha de Pesquisa Política, Gestão e História da Educação e ao Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas e Gestão da Educação (GEPPE), sobre as políticas educacionais para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande- MS. Seu objetivo é apresentar um mapeamento de dissertações de mestrado em Educação que discutem a temática da educação especial e inclusiva para pessoas com deficiência e transtorno global do desenvolvimento, correspondentes aos anos de 2018 a 2023. A metodologia compreende pesquisa bibliográfica, por meio de consulta aos repositórios da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os resultados identificaram que as nove dissertações levantadas sobre a temática educação especial têm como ponto comum a análise da inclusão escolar de estudantes da educação especial e discutem as demandas necessárias para o seu alcance como o acesso, a permanência, a acessibilidade, o transporte escolar e os recursos disponíveis.

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Biografia do Autor

Karla Franciellen Ortiz Espindola, UCDB

Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Email: karla.ortiz@ufms.br. Instituição financiadora: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Regina Tereza Cestari de Oliveira, UCDB

Doutorado em Educação pela UNICAMP. Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Email:  reginacestari@ucdb.br

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Publicado

2025-09-07

Como Citar

Espindola, K. F. O., & Oliveira, R. T. C. de. (2025). POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS . Horizontes - Revista De Educação, 12(20), p. 138–149. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/20623

Edição

Seção

ARTIGOS