Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS

Autores

  • Maria Adriana Rodrigues Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)
  • Luís Antonio Martins Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)
  • Stela Soares Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10151

Palavras-chave:

Horta escolar. Atividade prática. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade.

Resumo

O estudo teve como objetivo apresentar atividades interdisciplinares, estas tiveram a participação dos professores das turmas dos sextos anos do ensino fundamental. A metodologia foi elaborada com cada professor especifico de cada componente curricular ofertado para os sextos anos. A horta foi utilizada como um recurso didático e interdisciplinar. Os temas estudados foram: sustentabilidade; criatividade; inovação; impacto na comunidade e benefício gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno. Analisando as práticas desenvolvidas concluímos que há diversas possibilidades de se fazer trabalhos interdisciplinares em uma horta, associando a teoria à prática escolar. A interdisciplinaridade pode ser considerada um produto inacabado ou polissêmico como é citado por alguns autores e deve ser renovado, repensado a cada ano, a cada etapa realizada de um projeto e a cada atividade desenvolvida em uma sala de aula, levando-se em consideração o contexto social local e regional em que estamos inseridos no momento.

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Biografia do Autor

Luís Antonio Martins, Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)

Faculdade de Educação FAED/UFGD

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Rodrigues, M. A., Martins, L. A., & Soares, S. (2020). Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–21. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10151

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo