A contribuição do jogo tradicional de tabuleiro no contexto escolar

Autores/as

  • Juslei Teixeira Teles Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marina Vinha Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Educação Física Escolar. Jogo de Tabuleiro.

Resumen

O estudo teve por objetivo levantar diferentes formas de jogar utilizando tabuleiro, com vistas a contribuir como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Os objetivos específicos foram: organizar um acervo de jogos de tabuleiros obtidos em fontes on-line, sistematizar os referidos jogos de acordo com as particularidades e semelhanças na forma de jogar, e sugerir procedimentos para a inserção dos jogos como conteúdo da Educação Física Escolar. A pesquisa foi bibliográfica e descritiva. A metodologia foi pautada na exploração de leituras e estipulação de um quantitativo de 6 tipos de jogos de tabuleiros. O referencial teórico foi pautado nos documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas; Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais, Dicionário de Educação Física, Desporto e Saúde. Nas considerações finais apontamos modos de jogar e propostas para encaminhamento nas aulas de Educação Física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juslei Teixeira Teles, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD 2011-2014). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2012-2014), na UFGD. Monitora de Educação Física no Programa Mais Educação na Escola Municipal Franklin Luiz Azambuja (2015). Participante do Grupo de Estudos Ludodiversidade e Saúde Social (GEPLUSS/CNPq/UFGD). Estudo Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial (UFGD/2017)

Marina Vinha, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Adjunta do Curso de Educação Física, Faculdade de Educação

Publicado

2017-06-15

Cómo citar

Teles, J. T., & Vinha, M. (2017). A contribuição do jogo tradicional de tabuleiro no contexto escolar. Horizontes - Revista De Educação, 4(8), 136–152. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/6314

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo