Processo de inclusão social por meio dos jogos competitivos

Autores/as

  • Artur Fonseca Melchiades
  • Mário Sérgio Vaz da Silva Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Esporte. Lazer. Competição.

Resumen

Nos projetos sociais de inclusão, os esportes são estratégias privilegiadas. Mas quase sempre os esportes são jogos competitivos. Porém, mesmo tendo-se o fator da competição na realização do esporte, este pode ser minimizado se prevalecer a atividade como lazer e inclusão social e de fomento para a união de grupos de participantes de jogos. Neste artigo, pretende-se descrever sobre os conceitos presentes nos termos "jogo", "esporte" e "competição", visando a atuação como via para a inclusão social. Tendo-se como objetivo geral descrever sobre a função do esporte como suporte para a socialização e a integração. Trata-se de um estudo cuja metodologia vale-se da análise descritiva e de revisão literária sobre a temática. Foram pesquisados autores como Kunz (2001), Rubio (2002), Orlick (2004), Darido e Martins (2007) e outros, que constatam que os esportes modernos são institucionalizados, o que permite a seus jogadores praticá-los como ocupações estáveis. Em conclusão, destaca-se que competições esportivas, institucionalizadas e disciplinadas, resultam em arranjos de soma positiva, e essas permitem que o esporte possa tornar-se uma escolha de vida, favorecendo, portanto, a inclusão.

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Publicado

2017-06-15

Cómo citar

Melchiades, A. F., & Silva, M. S. V. da. (2017). Processo de inclusão social por meio dos jogos competitivos. Horizontes - Revista De Educação, 4(8), 153–170. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/6287

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo