Implementação da avaliação na Universidade Estadual: cooperação federativa e autonomia institucional
Palabras clave:
Política educacional. Educação Superior. Autoavaliação institucional.Resumen
O trabalho tem como objetivo caracterizar a política de avaliação desenvolvida pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com a finalidade de revelar a sua relação com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental e a entrevista. Os dados obtidos demonstram a preocupação da Universidade em atender a legislação do Ministério da Educação, apresentada como o motivo principal para a sua adesão ao SINAES. A implementação da avaliação das instituições de ensino superior, centralizada e baseada em normas e instrumentos estabelecidos pela União, faz com que o SINAES não se configure como um sistema de cooperação. Dessa forma, a avaliação não tem contribuído para a autonomia das instituições, retraindo a possibilidade de emancipação institucional, que deveria ser caracterizadora da autoavaliação.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).