Implementação da avaliação na Universidade Estadual: cooperação federativa e autonomia institucional

Autores/as

  • Marianne Pereira de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palabras clave:

Política educacional. Educação Superior. Autoavaliação institucional.

Resumen

O trabalho tem como objetivo caracterizar a política de avaliação desenvolvida pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com a finalidade de revelar a sua relação com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental e a entrevista. Os dados obtidos demonstram a preocupação da Universidade em atender a legislação do Ministério da Educação, apresentada como o motivo principal para a sua adesão ao SINAES. A implementação da avaliação das instituições de ensino superior, centralizada e baseada em normas e instrumentos estabelecidos pela União, faz com que o SINAES não se configure como um sistema de cooperação. Dessa forma, a avaliação não tem contribuído para a autonomia das instituições, retraindo a possibilidade de emancipação institucional, que deveria ser caracterizadora da autoavaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marianne Pereira de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui mestrado em Educação pela UFGD, graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Dourados/MS e especialização em Educação Especial. Atualmente é técnica de nível superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Linha de pesquisa: políticas e gestão da educação.

Publicado

2016-05-13

Cómo citar

Souza, M. P. de. (2016). Implementação da avaliação na Universidade Estadual: cooperação federativa e autonomia institucional. Horizontes - Revista De Educação, 2(4), 108–120. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/4670

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo