Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar

Autores/as

  • Marina Brasiliano Salerno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Ferreira de Araújo Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Educação física. Deficiência. Escola. Currículo.

Resumen

O Governo do Estado de São Paulo, ao elaborar a Proposta Curricular objetivou oferecer às Escolas Estaduais um currículo comum. Para auxiliar os professores criou o Caderno do Professor, o qual apresenta formas de tratar o conhecimento distribuído por bimestre. Sendo essa ferramenta um contato direto com os professores de Educação Física, analisamos como ela pode ser utilizada para facilitar a inclusão de alunos com deficiência. Concluímos que existe espaço para complementar o auxílio ao professor com bibliografias, dicas para cada conteúdo relacionando-o às condições de deficiência, apresentação de adequações das propostas, discussões e vídeos. Dessa forma, o professor contará com aporte pedagógico que poderá facilitar o processo inclusivo e a superação de preconceitos.

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Biografía del autor/a

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2017-06-15

Cómo citar

Salerno, M. B., & Araújo, P. F. de. (2017). Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(8), 43–59. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/5811

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo