Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?

Autores/as

Palabras clave:

Inclusão. Ensino Regular. Aluno com Deficiência.

Resumen

Com objetivo de discutir aspectos da inclusão nas práticas educacionais, aprofundando os conhecimentos quanto às dificuldades encontradas pelos Professores de Educação Física no atendimento de alunos com deficiência em Escolas Públicas de Ivinhema/MS, realizou-se pesquisa qualitativa, com amostra de 08 sujeitos, utilizando-se de questionário com questões abertas. Constatou-se com base na opinião dos Professores, que as escolas públicas ainda não possuem infraestrutura adequada para desenvolver projetos inclusivos, principalmente em recursos humanos. O discurso dos professores de Educação Física apontou para situações inseridas no processo de inclusão, como: possibilidades e conflitos, necessidades educacionais especializadas na área, possíveis ações na prática do dia-a-dia. Conclui-se a necessidade de políticas educacionais voltadas para a inclusão com propostas mais efetivas de orientação e capacitação contínua do professor para atendimento de qualidade do aluno com deficiência.

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Biografía del autor/a

Marli Roque Branco, Universidade Federal da Grande Dourados

Concluiu Licenciatura em Educação Física em 2016 pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Zélia Aparecida Milani Parizotto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Professora adjunta.

Publicado

2017-06-15

Cómo citar

Branco, M. R., & Parizotto, Z. A. M. (2017). Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?. Horizontes - Revista De Educação, 4(8), 80–98. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/5741

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo