Educação Física intercultural: diálogos com os jogos e brincadeiras Guarani

Autores/as

  • Gislane Ferreira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palabras clave:

Cultura Indígena. Jogos e brincadeiras. Educação Física.

Resumen

Este artigo aborda a temática indígena nas aulas de Educação Física a partir da educação intercultural. Para tanto, apresenta a base teórica dessa perspectiva pedagógica e, a partir da pesquisa com intervenção, descreve trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física com alunos de uma 5ª série do ensino fundamental – séries finais (atualmente sexto ano). O trabalho desenvolvido permitiu a produção de um material pedagógico utilizando a Peteca nas aulas de Educação Física, considerando a confluência entre educação intercultural e pedagogia crítica no ensino do conteúdo jogos e brincadeiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gislane Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação Física pelo Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Educação Física. Docente na educação básica no Estado do Paraná e na Faculdade Integrado em Campo Mourão-PR.

Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente do Departamento de Educação Física da UniversidadeEstadual de Maringá nos cursos de graduação,mestrado e doutorado em Educação Física.

Publicado

2014-04-17

Cómo citar

Ferreira, G., & Pimentel, G. G. de A. (2014). Educação Física intercultural: diálogos com os jogos e brincadeiras Guarani. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(2), 79–93. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/3166

Número

Sección

Dossiê Educação Física Escolar