Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12198

Palabras clave:

Acessibilidade. Apoio pedagógico. Educação física.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo verificar a acessibilidade e apoio pedagógico para a prática das aulas de Educação Física por alunos com necessidades especiais em escolas estaduais de Dourados – MS. O processo de inclusão escolar ainda perpassa por muitos desafios e dificuldades, uma vez que as escolas ainda não se encontram preparadas para enfrentar todas as barreiras sociais e pedagógicas existentes. Neste estudo, foram analisados 13 questionários provenientes dos Relatórios de Estágio da disciplina de Estágio Supervisionado II, realizados em 2018 pelos alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Dentre os resultados obtidos, observou-se a falta de espaços arquitetônicos para atender adequadamente os alunos com necessidades especiais, falta de capacitação profissional e ausência de apoio pedagógico específico para a prática das aulas de educação física.

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Biografía del autor/a

Ana Lídia Pareja Sonni, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Graduada em Educação Física Licenciatura e Bacharelado, cursando especialização em Fisiologia do Exercicio e Personal Training.

Adriana Valadão, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Possui  graduação em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física (1990), graduação em Direito pelo Centro Universitário Euro-Americano (2005) e em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2017);  mestrado em Educação - UFGD (2015) e cursando  doutorado em Educação - UFGD; especialização em natação (UNB) e MBA em gestão de academias (UVA).  Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Sociologia da Educação e Política Educativa - Universidade do Minho (Portugal) (2019). Tem experiência na área de  Gestão e Educação Física Escolar. Pesquisa sobre políticas públicas com ênfase em planejamento e gestão educacional. Participa  do Grupo de Estudos e Pesquisas  Estado, Política e Gestão da Educação na linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação do programa de Pós-graduação em Educação da UFGD.

Alex Basílio da Silva, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Fisioterapeuta, especialista em saúde pública, saúde do trabalho, anatomia clínica e forense, habilitado em quiropraxia, reflexologia, gameterapia, pilates, dry needling, ventosaterapia, reabilitação da coluna vertebral e mestrado em ensino em saúde

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Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Sonni, A. L. P., Valadão, A., & Silva, A. B. da. (2020). Acessibilidade e apoio pedagógico nas aulas de educação física: um estudo em escolas estaduais de Dourados - MS. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–20. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12198

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo