Autonomia curricular do professor nos subsistemas de ensino geral e técnico-profissional em Angola: uma análise crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10977

Palabras clave:

Autonomia curricular. Professor. Formação. Projectos. Sucesso escolar.

Resumen

Esse artigo augura lançar um olhar crítico e reflexivo sobre as margens de autonomia curricular outorgadas aos professores por vias do Decreto Presidencial nº 276/19, de 6 de Setembro e do Decreto Presidencial nº 254/19, de 9 de Agosto, com o fim último de reforçar as suas possibilidades para melhorar a qualidade educativa. Para dar suporte ao mesmo, e inspirando-se na abordagem qualitativa, primou-se pelo levantamento do aparato teórico-bibliográfico e documental, acerca da temática estudada neste trabalho. O texto desvela que, embora a Administração central confira algumas margens de autonomia retórica aos professores para flexibilizar e inovar o currículo em função do contexto educativo, sem o aperfeiçoamento transversal constante, a maturidade curricular e ausência da vontade e capacidade de auto-regulação colectiva dos professores, tal autonomia será preterida em detrimento das receitas curriculares.

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Biografía del autor/a

Antônio Luis Julião, Universidade Katyavala Bwila

Docente

Especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa

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Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Julião, A. L. (2020). Autonomia curricular do professor nos subsistemas de ensino geral e técnico-profissional em Angola: uma análise crítica. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–23. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.10977

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo