Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
-
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
-
Os originais serão submetidos ao Conselho Editorial (especialistas de reconhecido mérito científico ou acadêmico) que decidem, em caráter sigiloso, sobre a conveniência da aceitação dos textos para publicação. Após a análise, será emitido um parecer e enviado ao autor com um das seguintes possibilidades
a) aceitação na íntegra da matéria para publicação;
b) revisão das partes assinaladas pelos pareceristas;
c) recusa definitiva da matéria
- Os artigos assinados serão de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam necessariamente a opinião da revista.
Artigos Fluxo Contínuo
Insira aqui a política desta seção
Dossiê - Educação e relações étnico raciais: desafios, políticas e práticas
Profa. Dra. Marta Coelho Castro Troquez (UFGD); Profa. Dra. Thaís Carvalho (UFG); Profº. Drº. Paulo Alberto dos Santos Vieira (UNEMAT)
Recebimento das propostas: Agosto a setembro de 2023
Publicação: Dezembro 2023
Ementa: Este dossiê pretende reunir trabalhos aprovados e apresentados no GT 21- Educação e Relações Étnico-Raciais - da ANPED-CO, em 2022, como forma de disseminar as pesquisas produzidas no âmbito do GT, fortalecer o GT 21 da ANPED-CO, bem como os programas de pesquisa e pós-graduação e os/as pesquisadores/as vinculados/as, desde que atendam aos critérios e normas de publicação da revista. O dossiê almeja, também, acolher trabalhos que tenham aderência a esta chamada. No que diz respeito à temática, o dossiê visa agregar estudos que estejam vinculados à sua proposta principal que é “Educação e relações étnico-raciais: desafios, políticas e práticas”. Destacamos que, em 2023, a alteração dada ao artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pela Lei 10.639 de 2003, completou 20 anos. Esta Lei, que é fruto das lutas do Movimento Negro, instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos da educação básica em nosso país, determina ao Estado brasileiro formas de reconhecimento da diversidade étnico-racial no campo das políticas públicas educacionais, como também dá corpo à Lei 11.645/08 a qual inclui a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura dos povos indígenas brasileiros. Nessa direção, outro marco importante para a educação brasileira foi a Lei nº 12.796, de 2013, haja vista que, a partir desta Lei, a consideração com a diversidade étnico-racial constitui-se enquanto um dos princípios e fins da Educação Nacional (princípio XII). Contudo, após 20 anos de criação da Lei 10.639/03, ainda há muitos desafios à frente no que diz respeito a uma educação que dê visibilidade e respeite a história e a cultura dos povos africanos, afrodescendentes e indígenas. Trabalhos que discutam os desafios, as políticas e as práticas em torno da educação e das relações étnico-raciais serão bem vindos.
Aviso de derechos de autor/a
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Declaración de privacidad
Horizontes é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. A revista Horizontes está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Ao enviar seu trabalho para a Horizontes, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.