Além dos elementos linguísticos: a interpretação de textos com base nos fatores de textualidade
Keywords:
Textualidade. Texto. Linguística Textual. Gênero textual.Abstract
Este estudo aborda discussões acerca da interpretação de textos com base nos fatores de textualidade. Tomamos a categoria texto a fim de estabelecer seu sentido global a partir dos fatores extralinguísticos: aqueles fatores situados fora do texto que servem para gerar interpretação. Logo, discutem-se as causas que levaram a Linguística Estrutural permanecer à frente, por muito tempo, do estudo textual. Ademais, o presente estudo enfatiza o uso de gêneros textuais e sua interpretação, considerando a inter-relação entre a dimensão linguística do texto e a participação cooperativa dos interlocutores. Situamos esse estudo na grande área da Linguística do Texto, pautada nas pesquisas de Ingedore Koch, Irandé Antunes e Freda Indursky. Através de uma pesquisa bibliográfica, obtivemos bons resultados a partir da análise do corpus selecionado, que para esse estudo, utilizamos de uma notícia do portal MSN, uma crônica de Fernando Sabino e o poema O bicho, de Manoel Bandeira.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).