Observatório nacional: contribuindo para a pesquisa científica e tecnológica no Brasil há quase 200 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v21i39.19059

Palavras-chave:

Observatório Nacional, Ciência e Tecnologia

Resumo

O Observatório Nacional (ON), uma das instituições mais importantes no campo da Ciência e Tecnologia, tem parte do seu arquivo permanente, custodiado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) – instituição que abarca diversos fundos arquivísticos, possuindo um enorme acervo bibliográfico e museólogo que valoriza a astronomia e ciências afins, todos sendo de suma importância para pesquisas científicas – atualmente está vinculado ao Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI). O fundo arquivístico do ON é um dos mais consultados dos acervos que estão sob guarda do MAST, sendo composto por aproximadamente 110 mil documentos que em grande maioria são formados por documentação administrativa produzida e recebida pelo ON. Além dos documentos institucionais, o acervo é composto por mapas, fotografias, impressos, anotações cientificas e documentos textuais. Este acervo foi contemplado pelo Programa de Capacitação Institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia (PCI/MCTI), com o título “De Imperial Observatório do Rio de Janeiro a Observatório Nacional (1827-2010): pesquisa histórica e pesquisa arquivística como subsídios para a organização de um arquivo histórico quase bicentenário”. Apresentaremos um breve histórico sobre a trajetória do Observatório até meados da década de 80, dando destaque a alguns feitos da instituição, como as expedições de suma importância para os estudos do observatório e o desenvolvimento da ciência e tecnologia em nosso país e no mundo. O objetivo desse trabalho é mostrar a importância dessa documentação como fonte para pesquisa científica em diversas áreas como a História, Ciência e a Tecnologia, por exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Vargas, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Bolsista no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) pelo Programa de Capacitação
Institucional (PCI)

Daniele Negrão, Universidade Federal Fluminense

Técnica de Laboratório na área de Museologia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve trabalhos museológicos no Laboratório Universitário de Preservação de Audiovisual (LUPA/UFF), Mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (2020) pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), especialista em Ciência, Arte e Cultura na Saúde (2013) pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e em Preservação de Acervo de Ciência e Tecnologia (2011) pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Possui graduação em Arquivologia (2015) e em Museologia (2008), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Museologia e Arquivologia, com ênfase em montagem de exposições, preservação, conservação, identificação, catalogação de acervos e experiência na organização de arquivos institucionais.

Referências

ANCELLIN, Jacques. Un homme de science du siècle XIX: l'astronome Emmanuel Lias, 1826-1900, Coutances, OCEP, 1985.

BRASIL. Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST. Disponível em: https://www.gov.br/mast/pt-br/acesso informacao/instituicao/institucional. Acesso em: 01 mar 2023.

COOK, Terry. O conceito de fundo arquivístico: teoria, descrição e proveniência na era pós-custodial. Tradução de Silvia Ninita de Moura Estevão e Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2017.

FRADE, E. P. ; ABELLAS, José Benito Yárritu. ; BICAKCI, Nínive Britez. . Subsídios para o estudo da história do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil e no mundo no século XIX: A organização e disponibilização da coleção de impressos do acervo arquivístico do Observatório Nacional.. In: V Congresso Nacional de Arquivologia, 2012, Salvador. Anais do V Congresso Nacional de Arquivologia, 2012. v. 1.

FRADE, Evaldo Pereira. ; BETANCOURT, Beatriz Carvalho. O acesso à informação de um arquivo em organização: o arquivo permanente do Observatório Nacional como estudo de caso. In: OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SILVA, Maria Celina Soares de Mello e. (Org.). Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2015, v. 1, p. 77-94.

FRADE, Evaldo Pereira. ; BETANCOURT, Beatriz Carvalho. Astronomia e Afins: importância e potencialidades de pesquisas do arquivo do Observatório Nacional (1862-1980). In: IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de C&T, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de C&T, 2016.

FRADE, E. P. ; SOUSA, Miriam Gonçalves de. . Propostas e desafios na organização de um arquivo centenário: o arquivo permanente do Observatório Nacional como estudo de caso (1862-1980). In: Maria Celina Soares de Mello e Silva; Lucia Maria Velloso de Oliveira. (Org.). Tratamento de arquivos de ciência e tecnologia: organização e acesso. 8ed.Rio de Janeiro: MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS, 2019, v. 1, p. 49-57.

FRADE, E. P. ; ABELLAS, José Benito Yárritu. ; BICAKCI, Nínive Britez. . A perda da memória e a memória da perda: a análise do processo de acumulação de documentos do acervo do Observatório Nacional (1846/1922). In: Lúcia Maria Velloso de Oliveira; Marica Celina Soares de Mello e Silva. (Org.). Políticas de aquisição e preservação de acervos em universidades e instituições de pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2013, v. 1, p. 147-162.

MORIZE, Henrique. Observatório Astronômico: um século de história (1827- 1927). Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências afins: Salamandra, 1987.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Quais são os tipos de pesquisa e a abordagem em um trabalho acadêmico? Disponível em: https://www.uesb.br/noticias/quais-sao-os-tipos-de-pesquisa-e-abordagem-em-um-trabalho-academico/ Acesso em: 01 mar 2023.

VIDEIRA, Antônio Augusto Passos. História do Observatório Nacional: a persistente construção de uma identidade científica. Rio de Janeiro: Observatório Nacional, 2007.

Downloads

Publicado

02-05-2025

Como Citar

Vargas, D., & Negrão , D. R. B. N. (2025). Observatório nacional: contribuindo para a pesquisa científica e tecnológica no Brasil há quase 200 anos. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 21(39), 57–75. https://doi.org/10.30612/rehr.v21i39.19059